A Acrópole de Atenas
Acredita-se que a rocha sagrada, a Acrópole de Atenas, seja o símbolo da cultura grega antiga. Também é considerado um dos monumentos antigos mais importantes da Europa. Tanto a Acrópole como o Partenon, o imponente templo dedicado à deusa Atena, são visíveis em quase todos os pontos de Atenas.
História da Acrópole
A Acrópole de Atenas foi uma fortaleza e base militar durante o período neolítico, devido à sua posição que oferece uma excelente vista da terra e do mar. Durante os tempos micênicos, tornou-se um centro religioso, dedicado ao culto da deusa Atena.
Dizem que o local foi declarado uma província apenas para os deuses por um oráculo e, portanto, deixou de ser habitado pelo povo. Os três templos de maior importância, o Partenon, o Erechteion e o Templo da Nike, foram erguidos durante o período clássico (450-330 a.C.) nos restos dos templos anteriores. Todos os três são dedicados a diferentes aspectos da deusa Atena. Os persas destruíram a Acrópole durante a batalha de Salamina em 480 a.C.
O fundador da democracia ateniense, Péricles, foi quem a reconstruiu sob a forma que manteve até hoje. Ele a transformou em uma cidade de templos e, como tudo o mais criado naquele período, transformou-a na conquista final em termos de arquitetura e escultura gregas clássicas. Desde então, a Acrópole de Atenas passou por muita coisa e seus restos refletem todos os períodos da cidade.
O Partenon foi transformado em uma igreja dedicada a Agia Sofia pelos cristãos de Bizâncio, enquanto o domínio dos francos em 1205 transformou a colina em uma fortaleza e residência para os nobres francos. Naquela época, o Parthenon era uma igreja católica chamada Nossa Senhora de Atenas. A ocupação otomana do século XV transformou o edifício em uma mesquita. Quando a Grécia finalmente se tornou independente da ocupação turca, a conservação dos monumentos se tornou uma tarefa de grande importância, e continua sendo até hoje.
O Partenon
Localizado no interior da Acrópole, o Partenon é um dos edifícios mais importante de Atenas, sendo ele o monumento mais visitado na Grécia.
O Partenon de Atenas ou Partenão é um templo dedicado à deusa grega Atena. Construído no século V a.C. na Acrópole de Atenas, na Grécia Antiga.
Leia mais sobre: Partenon de Atenas
A encosta sudoeste da Acrópole de Atenas
Esta área da Acrópole é a área onde todos os edifícios públicos foram construídos. Foi a parte da colina onde ocorreram todas as principais atividades artísticas, espirituais e religiosas da cidade, daí a sua importância para a antiga Atenas. Aqui estão os monumentos mais importantes nesta área:
O teatro de Dionísio: As ruínas restantes do teatro do século V, construídas em pedra e mármore por Lycourgos, indicam a grandeza do local: o auditório tinha 17.000 lugares, dos quais apenas 20 sobreviveram. A Sociedade Arqueológica Grega iniciou escavações em torno do santuário de Dionísio e trouxe à luz o teatro de Dionísio em 1838. O relevo decorativo na parte de trás do palco é do século 2 aC e retrata a vida e os mitos de Dionísio. Infelizmente, a maioria das figuras não tem cabeça.
Durante a era dourada de Péricles, quando Atenas estava no auge, um dos principais eventos do ano foi o Festival anual da Grande Dionísia, introduzido no século VI dC pelo tirano Pisistratus. Foi um evento muito interessante e cultural. Políticos e pessoas ricas patrocinariam dramas e comédias de escritores teatrais como Aristófanes, Ésquilo, Eurípides e Sófocles. Os visitantes vinham de toda a Ática para apreciar as peças e as diferentes festividades. Os romanos também usaram o Teatro de Dionísio para seus eventos estaduais, algumas cerimônias e até apresentações teatrais.
O templo de Thrasyllos: Este templo foi erguido em 320-319 aC por Thrasyllos. Estava em pé no katatome, a grande rocha que havia sido artificialmente nivelada verticalmente para a construção do Teatro de Dionísio. Os únicos restos deste templo são as duas colunas jônicas em pé acima da adorável e pequena Capela de Panagia Hrysospiliotissa (nossa Senhora da Caverna Dourada), que foi construída em uma pequena caverna de um penhasco escondido atrás do Teatro de Dionísio.
O Stoa de Eumenes: Sob o Asclepion, há uma longa colunata que foi construída por Eumenes, o segundo, rei de Pérgamo (197-159 aC). Esta colunata é conhecida como o stoa de Eumenes, e foi construída em pedra e mármore e foi usada como abrigo e caminho para o público do teatro.
O Asklepieion: O Asklepieion foi construído após 420 aC para adorar o médico Asklepios, filho de Apolo. Está localizado no topo esquerdo dos degraus de madeira que levam ao Teatro de Dionísio. É composto por algumas fundações do Templo de Asklepios, um estoico dórico usado como o katagogion, um esto iônico que data do final do século V aC e um altar. A escavação do Asklepieion foi feita pelo Serviço Arqueológico Grego.
Teatro de Herodes Atticus: Este teatro foi construído por Herodes Atticus, um rico romano. Ele criou esse milagre arquitetônico em 160 dC, em memória de sua esposa Regilla. Esta enorme construção tem um raio de 38m, o que permite oferecer espaço para mais de 5000 espectadores. Os assentos eram de mármore. Foi descoberto em 1857-58 e restaurado em 1950-61. O Festival de Atenas de verão, que acontece todos os anos hoje em dia, usa o Teatro de Herodes Atticus, de musicais a dançantes ou peças teatrais. Artistas e artistas famosos vêm de todo o mundo para se apresentar lá e criar uma atmosfera incrível.
Como chegar?
Existem muitas maneiras de chegar ao local antigo da Acrópole, a partir de qualquer local em Atenas.
Pacotes:
Pacote para Atenas, Delfos e Meteora
Pacote para Atenas, Mykonos e Santorini
Pacote para Atenas e Santorini
Viagem Atenas e Cruzeiro pelas Ilhas Sarônicas de Poros
A pé: como a Acrópole está localizada em uma área central de Atenas, é fácil chegar a pé da praça Syntagma, em aproximadamente 20 minutos.
De metrô: a estação de metrô mais próxima é a Acrópole, na linha 2. Observe que a Acrópole está localizada a 15 minutos a pé do metrô. Obtenha um mapa do metrô aqui.
De ônibus / trólebus: a parada de ônibus mais próxima é "Apheteria" da linha de ônibus 230. O local antigo da Acrópole fica a 5 minutos a pé da parada de ônibus.
Quanto custa?
O ingresso para visitar a Acrópole custa 20 euros, mas se você quiser visitar outras atrações poderá adquirir o ingresso combo válido para as seguintes atrações: Acrópole de Atenas, Ágora de Atenas, Museu Arqueológico de Kerameikos, Biblioteca de Adriano, Kerameikos, Museu da Ágora de Atenas, encosta sul da Acrópole, Templo de Zeus, Ágora Romana e Sítio Arqueológico de Lykeion. O ingresso combo é válido por 5 dias e custa 30 euros.