Sign Up To Our Newsletter

Tudo sobre Atenas

Uma das cidades mais antigas do mundo, Atenas, é famosa como o berço da democracia. Com uma história de mais de 3.000 anos, Atenas é a melhor cidade para passear. Segundo o mito, a cidade recebeu o nome de Atena, a Deusa da Sabedoria e filha de Zeus. Ela era a protetora da cidade e, de fato, o templo do Parthenon na Acrópole é dedicado a ela.

 

Os primeiros vestígios de Atenas datam do período micênico, enquanto atingiram seu auge no século V aC, conhecido como o século dourado de Péricles, o estadista ateniense que inspirou tantas inovações para sua terra natal e a levou à sua glória. Desde o século VIII aC, Atenas estava gradualmente se tornando uma importante cidade-estado para a Grécia, dando ênfase à cultura e ao seu poder naval. Mas foi no século V aC, quando grandes formações políticas foram feitas, novos edifícios foram construídos, incluindo a Acrópole, o Templo de Poseidon em Sounion e a Ágora Antiga, e guerras imperiais vitoriosas ocorreram para que Atenas obtivesse novas fontes econômicas.

 

- Como chegar?
- Clima
- População
- História
- O que visitar?

 

No entanto, após a Guerra do Peloponeso e a derrota de Esparta, Atenas começou a declinar. No século 2 aC, foi conquistada pelos romanos e ganhou parte de sua antiga glória, mas nos tempos bizantinos, a cidade era frequentemente invadida por tribos do norte e voltava a declinar.

 

Atenas tornou-se a capital oficial da Grécia em 1834, após uma decisão do rei Otto. Naquela época, a Grécia havia sobrevivido de uma longa luta pela independência, o estado grego moderno acabara de ser formado e o povo precisava de um símbolo para conectar a Grécia moderna aos gloriosos anos antigos. É por isso que Atenas se tornou a capital do país e os planos de reforma começaram imediatamente. Arquitetos europeus foram chamados para vir à Grécia e reconstruir a capital. Naquela época, impressionantes edifícios neoclássicos foram construídos, incluindo o Parlamento grego, a Universidade grega e a Academia de Atenas.

 

Todos esses passeios antigos, bizantinos e neoclássicos fazem de Atenas uma ótima cidade para se visitar. Os Jogos Olímpicos de 2004 melhoraram a imagem da cidade, com bons meios de transporte e a reconstrução de prédios antigos. Embora o centro de Atenas possa inicialmente desencorajar os visitantes com sua aparência desorganizada, há lugares de beleza histórica para visitar, como Plaka, Monastiraki e Thissio.

 

Uma visita a Atenas certamente não está completa sem uma visita à Acrópole e ao Novo Museu da Acrópole, à Ágora Antiga e à Ágora Romana. Uma cidade muito conveniente para caminhar, pois todos os pontos turísticos estão próximos, Atenas também é um ótimo lugar para viajar com crianças.

 

Com exceção da capital da Grécia, Atenas também é um centro de transporte, pois possui um aeroporto internacional e está localizado tão perto do porto de Pireu, a principal porta de entrada para as ilhas gregas. Na região da Ática, existem mais dois portos, Rafina e Lavrion, que também servem balsas para as ilhas gregas.

 

Atenas é a capital e a maior cidade da Grécia. Embora hoje tenha se tornado uma cidade movimentada e cosmopolita, Atenas ainda preserva elementos de sua glória antiga. Esta é a cidade perfeita para passeios turísticos e uma excelente base para excursões pela Grécia. Monumentos de todos os períodos históricos estão espalhados pela cidade, desde os tempos antigo e romano até a era bizantina e moderna. 

 

 

Como chegar?

Não há voos diretos para a Grécia saindo do Brasil, mas as principais cias aéreas internacionais operam voos com no mínimo uma escala em território europeu antes de pousar em Atenas.

 

 

Clima

O clima de Atenas é benigno: o gelo é raro (a temperatura mínima é de 0 ° C ou 32 ° F) e a neve raramente fica, enquanto os verões, embora quentes (a temperatura máxima é de 37 ° C ou 99 ° F), são seco e um vento fresco do nordeste sopra frequentemente de dia. As noites são frias. O clima da cidade permite atividades ao ar livre durante todo o ano e teve um efeito importante no estilo da arquitetura e na vida e nas instituições políticas da cidade.

 

 

População

A população da Grande Atenas aumentou consideravelmente após a guerra de independência no início da década de 1830. O rápido crescimento foi em grande parte atribuível ao grande afluxo de refugiados da Ásia Menor no início dos anos 20 e à migração de habitantes rurais das províncias durante a Segunda Guerra Mundial e à rebelião comunista (1946-1949). Na década de 1960, Atenas havia se tornado uma cidade cosmopolita movimentada. Quase todos os gregos aderem à fé ortodoxa oriental (grega).

 

 

História

Segundo a mitologia grega, a primeira cidade de Atenas foi fenícia e Cecrops foi o rei que a fundou. A cidade de Atenas foi oficialmente criada no dia em que os deuses decidiram fazer um concurso: a cidade em crescimento receberia o nome da divindade que ofereceria aos mortais o presente mais útil. A divindade se tornaria, portanto, o deus padroeiro da cidade recém nomeada. A disputa ocorreu entre o deus do mar Poseidon e a deusa da sabedoria Atena. Poseidon ofereceu um cavalo, que simbolizava força, enquanto Atena ofereceu uma oliveira, por paz e prosperidade. A cidade foi finalmente nomeada após Athena.

 

Leia mais sobre: História de Atenas

 

 

O Que Visitar na Cidade de Atenas?

 

1. Acrópole

Tudo sobre Atenas

A Acrópole, também conhecida como Rocha Sagrada, é o símbolo da Grécia, da cultura grega e dos pontos turísticos mais famosos. Este local antigo fica no ponto mais alto da cidade e edifícios de alto significado histórico, como o Partenon, podem ser encontrados nele. O novo Museu da Acrópole foi construído nas proximidades.

 

Leia mais sobre: Acrópole de Atenas

 

 

2. Museu Arqueológico

O Museu Arqueológico Nacional de Atenas é o maior e mais importante museu da Grécia, e suas exposições estão entre as melhores coleções de itens pré-históricos, esculturas, cerâmica e arte menor, bronzes e arte egípcia, tudo seguido por explicações detalhadas em inglês. Está localizado perto da praça Omonoia e é um local a não perder.

 

Leia mais sobre: Museu Arqueológico de Atenas

 

 

3. Teatro de Herodes Atticus

O Teatro de Herodes Atticus, ou então Herodeion, é um dos monumentos / pontos turísticos mais impressionantes de Atenas. Localizado nas encostas sul da Acrópole, o teatro foi construído em 161 aC por Herodes Atticus, um rico general romano em memória de sua esposa, Regilla. Tem capacidades acústicas excepcionais e pode acomodar até 5.000 espectadores. As apresentações do Festival de Atenas-Epidauro são realizadas no verão.

 

 

4. Templo de Poseidon

O Templo de Poseidon, em Cape Sounion, o ponto mais ao sul da Ática, foi construído no século V a.C. e uma parte dela sobrevive até hoje. Este é um dos locais antigos mais famosos de Atenas e oferece uma vista incrível do mar e do pôr do sol.

 

 

5. Templo de Zeus Olímpico

Tudo sobre Atenas

O templo de Zeus, Olímpico, levou 700 anos para ser construído. O trabalho foi concluído pelo imperador Adriano em 131 dC. O enorme templo era composto por 104 colunas de estilo coríntio, com 17 m de altura cada. Hoje apenas 17 colunas sobreviveram e é uma das mais belas vistas de Atenas.

 

Leia mais sobre: Templo de Zeus Olímpico

 

 

6. Arco de Adriano

Tudo sobre Atenas

Este impressionante arco foi construído pelo imperador Adriano em 132 dC para marcar o limite entre a antiga Atenas e sua nova cidade. Está localizado no final da Avenida Amalias, ao lado do templo de Zeus, Olímpico.

 

Leia mais sobre: Arco de Adriano

 

 

7. Estádio Panatenaico (Kalimarmaro)

Tudo sobre Atenas

O Estádio Panatenaico fica ao lado do Jardim Nacional e Zappeion Megaron. Foi originalmente construído na época romana e é inteiramente refeito em mármore. Escavado em 1870, este estádio foi reformado para sediar os primeiros Jogos Olímpicos modernos em 1896. Também é conhecido como Estádio Panathenaic ou Kallimarmaro e é um dos pontos turísticos mais populares de Atenas.

 

Leia mais sobre: Estadio Panatenaico de Atenas

 

 

8. Ágora antiga

A Ágora Antiga era o centro social e político da antiga Atenas. É aqui que o povo de Atenas costumava se reunir para conversar sobre questões sociais. O templo de Hefesto é o ponto mais distinto da Ágora Antiga, localizada entre Thissio e Monastiraki. É um dos pontos turísticos mais impressionantes de Atenas.

 

 

9. Templo de Hefesto

O Templo de Hefesto é o templo antigo mais bem preservado da Grécia e um espetáculo a não perder! Foi dedicado a Hefesto e Atena. O Templo de Hefesto está localizado em Thissio, a uma curta distância da Acrópole e Monastiraki, logo acima da Ágora Antiga e do Stoa de Átalo.

 

 

10. Parlamento Helênico

O Parlamento Helênico fica em um austero edifício neoclássico no topo da Praça Syntagma. Foi originalmente construído na década de 1830 como o Palácio do rei Otto, o primeiro rei da Grécia, mas um século depois foi dedicado a abrigar o Parlamento grego.

 

 

Leia mais sobre: Parlamento de Atenas

 

 

E muitos outros como: Areópago, Praça Sintagma, Jardins Nacionais, Museu Arqueológico Nacional, Monte Licabeto, Museu Benaki, Museu Bizantino e Cristão, Biblioteca Nacional, Academia de Artes de Atenas, Catedral de Atenas, Igreja de Omorfoclíssia, Igreja de Panaghia Kapnikarea e Estádio Olímpico de Atenas. Com estas atrações você irá observar a cultura local, experimentar a incrível gastronomia grega e vivenciar a atmosfera ateniense.