No último sábado (3 de abril), o mundo inteiro teve a oportunidade de assistir um dos eventos mais marcantes na história do Egito, Pharaohs Golden Parade - o desfile de ouro dos faraós.
O trajeto do desfile saiu do Museu Egípcio na praça Tahrir e terminou no recém-inaugurado Museu Nacional da Civilização Egípcia (NMEC), em Fustat. Acompanhadas de diversos artistas e ao som de uma orquestra fenomenal, 22 múmias de reis e rainhas do Egito Antigo foram movidas para sua nova casa, situada a cerca de sete quilômetros da praça Tahrir.
As múmias transferidas no desfile pertencem aos reis e rainhas: Seqenenre TaaII, Ahmose Nefertari, Amenhotep I, Thutmose I, Thutmose II, Hatshepsut, Thutmose III, Amenhotep II, Thutmose IV, Amenhotep III, Seti I, Ramses II, Merenptah, Seti II, Siptah, Ramses III, Ramses IV, Ramses V, Ramses VI, Meritamun, Tiye e Ramses IX.
O Ministro do Turismo e Antiguidades, Khaled Al-Enany, explicou que o novo Museu Nacional da Civilização Egípcia é um dos mais importantes projetos adotados pelo país em cooperação com a UNESCO, pois é um dos maiores museus internacionais, e o único museu do gênero na África, com um acervo que engloba todas as manifestações da riqueza e da diversidade da civilização egípcia ao longo de várias épocas, desde a pré-eras até os dias atuais.
Quer viver de perto a grandiosidade da civilização faraônica?
O Grande Museu Egípcio será inaugurado oficialmente em 1º de novembro de 2025 e abrirá ao público em 4 de novembro de 2025.
Mais detalhes sobre o NMEC
As 22 múmias transferidas serão exibidas no novo salão no NMEC denominado Royal Mummies Hall, salão das múmias reais. Esta galeria foi projetada especialmente para exibir as múmias dos reis e rainhas do Egito faraônico, com uma atmosfera que lembra o Vale dos Reis, onde, de fato, essas múmias foram encontradas.
No Museu, o visitante poderá ter uma ideia integrada da civilização egípcia e suas conquistas mais importantes ao longo de diferentes épocas, desde os tempos pré-históricos, passando pelas eras faraônica, greco-romana, copta e islâmica e até as idades moderna e contemporânea.
O Glass Pyramid Hall, mostra a história da atual Grande Cairo, onde o visitante poderá conhecer todos os marcos históricos do Cairo antigo e moderno.
Se você vai embarcar numa Viagem para o Egito, é necessário ter passaporte válido por pelo menos seis meses após a sua chegada. Os cidadãos estrangeiros devem obter um visto para entrar no país, podendo solicitar o visto de turista em qualquer embaixada ou consulado egípcio em todo o mundo. Brasileiros podem solicitar o visto junto à Embaixada do Egito do Brasil, ou pode comprar o selo na chegada ao Aeroporto Internacional do Cairo.
É possível estender um visto de turista durante sua Viagem para o Egito, mas isso requer a obtenção de uma extensão que pode ser adquirida no edifício "Egyptian Ministry of Interior’s Passport, Immigration, and Nationality Administration", em Abasseya no Cairo ou outros escritórios governamentais em outras cidades. Há um período de carência de duas semanas após a expiração do seu visto, durante o qual você pode adquirir uma extensão sem estar sujeito a uma multa.
Personalize suas férias dos sonhos!
Fale com um dos nossos especialistas para uma jornada inesquecível.
Planejar minha viagemVocê Sabia?
O logo do desfile engloba o escaravelho nas asas de um falcão, simbolizando a eternidade e a ressurreição. As cores escolhidas, azul-escuro e dourado, representam os antigos deuses egípcios, pois de acordo com a antiga crença egípcia, os deuses têm pele feita de ouro e cabelo feito de lápis-lazúli.
A maioria dos monumentos, locais históricos e museus no Egito abrem das 9h às 17h. Locais históricos ao ar livre, como as Pirâmides de Gizé, por exemplo, ficam abertos das 8h até o pôr do sol. Alguns museus têm horário de funcionamento matinal, das 9h às 16h, e horário de funcionamento noturno, das 17h às 21h ou 22h. Durante o Ramadã, o mês sagrado do calendário islâmico, esteja ciente de que os horários podem mudar significativamente.
A Esfinge é uma estátua monumental com corpo de leão e rosto humano, localizada em Gizé, no Egito. Ela simboliza força e sabedoria, e é considerada uma das construções mais enigmáticas do mundo antigo.
O desfile foi um dos eventos mais lindos que eu pude vivenciar até hoje, foi de fato, emocionante. Quem não teve a oportunidade de assistir ao vivo, poderá acompanhar o desfile completo no vídeo abaixo:
Do desfile das múmias reais às Pirâmides de Gizé, o Egito é uma viagem única na vida!
O Egito reúne atrações únicas que misturam história, cultura e paisagens incríveis. Entre os principais pontos turísticos estão:
- Cairo: Pirâmides de Gizé, Esfinge, Museu Egípcio, Cidadela de Saladino e o mercado Khan el Khalili.
- Luxor: Templo de Karnak, Templo de Luxor, Vale dos Reis, Templo de Hatshepsut e Colossos de Memnon.
- Aswan: Templo de Philae, Obelisco Inacabado, Barragem de Aswan e passeio de felucca pelo Nilo.
- Abu Simbel: templos de Ramsés II, uma das maiores obras da Antiguidade.
- Mar Vermelho: praias famosas como Hurghada e Sharm el Sheikh, ideais para mergulho e relaxamento.
- Deserto e Sinai: Monte Sinai, Mosteiro de Santa Catarina e safáris no deserto.
O país é um verdadeiro museu a céu aberto, perfeito para quem busca aventura, espiritualidade e cultura milenar.
Artigos Relacionados
Inspire-se com mais conteúdos para sua próxima viagem.