Uma viagem para o Oriente Médio requer planejamento de tempo, roteiro e principalmente de como você vai chegar ao seu destino final.
Certamente você já andou pesquisando os voos e se deu conta que não há voos diretos para o Egito, mas não é por isso que você vai deixar de viajar não é mesmo? A vantagem de fazer escalas em outros países é que você tem a chance de fazer um city tour e conhecer mais lugares incríveis.
Uma das opções oferecidas pelas cias aéreas é o stopover em Lisboa, Portugal, geralmente as paradas são longas e claro que você não deve perder a oportunidade de descobrir os tesouros da capital portuguesa.
Já fiz diversas escalas em Portugal e em cada uma delas optei por fazer atividades diferentes. Em todas as ocasiões os meus voos chegavam pela manhã e partiam no dia seguinte no início da tarde. Ao fazer o stopover eu tive bastante tempo para aproveitar ao máximo o que Lisboa tem a oferecer.
Aqui vou fazer uma lista bacana do que você pode desfrutar durante 24 horas em lisboa.
Pernoite em Lisboa
A não ser que você seja um aventureiro cheio de energia e não esteja procurando por descanso, você vai querer um hotel para dormir e descansar. Existem muitos hostels, pousadas e hotéis em Lisboa, e sinceramente eu gosto de escolher algo próximo ao aeroporto que possa facilitar no traslado. Eu recomendo o hotel Roma, que fica no bairro Roma. A localização é ótima e de fácil acesso, bem perto do Metrô, café da manhã impecável e serviços de excelência.
Hospedagem grátis
Se a sua passagem aérea foi toda emitida de uma vez por uma única cia aérea, geralmente eles oferecem hospedagem e transfer gratuitos em caso de longas escalas (mas verifique essa informação junto a sua cia aérea escolhida).
Transporte na cidade
Uma vez em Lisboa, faça o seu cartão de transporte 24hrs, você pode efetuar a compra do bilhete diário em uma estação de metrô, o valor atual é de 6,40€ (número ilimitado de viagens nas redes Metro e Carris (ônibus e elétrico). A linha do metrô tem estação no aeroporto, uma super vantagem para sair e voltar sem se preocupar com táxi e trânsito. Abaixo você pode verificar o mapa do Metro em Lisboa.
Bilhete em mãos, acomodação ok. Agora é hora de fazer os passeios pela cidade maravilhosa. Aqui eu separei diversos passeios que você pode fazer no seu city tour em Lisboa e arredores.
Passeios e Atrações
Castelo de São Jorge
Se você optar por visitar o castelo, isso vai tomar basicamente metade do seu dia, ou seja, não dá para fazer a visita em pouco tempo, se você quer fazer o máximo de atividades em um só dia, não recomendo este passeio. Porém se você tem mais um dia extra em Lisboa, super indico você visitar esta obra histórica. O Castelo de São Jorge é enorme, datado do século VIII, esta jóia lisboeta está localizada na freguesia de Santa Maria Maior.
Museu do Fado
Portugal é pura arte, cultura e história. Ir a Lisboa é ver além dos monumentos, é ter a oportunidade de ver a uma homenagem ao Fado. Por isso recomendo bastante uma visita ao Museu do Fado em Alfama, na estação Santa Apolônia. E claro, se você quiser prestigiar apresentações ao vivo da tradicional música portuguesa, há diversas Casas de Fado na capital:
- A Parreirinha de Alfama (Alfama)
- A Severa (Bairro Alto)
- Café Luso (Bairro Alto)
- Adegas Machado (Bairro Alto)
- O Faia (Bairro Alto)
- Clube de Fado (Alfama)
Bondinho 28
É também no centro de Lisboa, que você poder pegar o bondinho número 28, e você poder ver antigos prédios coloridos, vielas e paisagens bem bacanas.
Bairro Alto
O local é ótimo para quem ama festas e diversão, o Bairro Alto é uma boa pedida para quem quer curtir as noites lisboetas. Lá você encontra discotecas e bares de todos os estilos e gêneros, é onde portugueses e estrangeiros curtem as festas noturnas. Durante o dia o Bairro Alto é um museu de casas antigas e coloridas, um verdadeiro cartão postal vintage.
Baixa Chiado
Ótimo local para passear a pé, comprar souvenirs e visitar lojas. É na baixa que os artistas de rua fazem sua cena, você pode encontrar mágicos, estátuas vivas, músicos e muito mais. Não deixe o local sem antes tirar uma foto com a estátua de Fernando pessoa.
No Armazém do Chiado você encontra diversas lojas para garantir as compras da viagem. Amante de livros? Pare na Livraria Bertrand na Rua Garret. Visite a praça de Camões e a praça do Rossio.
Rua Augusta
Se está com fome aproveite os restaurantes da Rua Augusta, e claro, escolha o bom bacalhau à moda portuguesa. Do outro lado da rua há o Elevador da Justa, onde você pode subir até o topo e ver a cidade lá de cima. Ainda por ali, visite a Catedral da Sé.
Siga andando pela Rua Augusta até o Rio Tejo, onde você pode sentar e apreciar o cotidiano da cidade. Não esqueça de provar o mais famoso bolinho de bacalhau na Casa Portuguesa do Pastel de Bacalhau. Não deixe de seguir a pé até a Praça do Comércio onde você terá uma bela visão do rio Tejo e do cotidiano dos portugueses.
Belém
Quem nunca ouviu falar dos pastéis de Belém? Com certeza em algum momento da sua vida você ouviu o nome desta iguaria portuguesa, mas talvez não soubesse do que exatamente se tratava. Esqueça a ideia de pastel que você tem, o Pastel de Belém é como uma empadinha doce feita de massa folhada com um creme de nata.
A sobremesa ficou famosa porque no bairro de Belém há uma confeitaria tradicional especializada neste doce, basta dizer que ele foi eleito uma das 7 Maravilhas da Gastronomia Portuguesa em 2011.
Todos os dias há filas e mais filas de turistas querendo comer o mais famoso pastel de natas de Portugal. É servido ainda quente com pitadas de canela, você pode levar para viagem se quiser (e pode deixar para comprar no Duty Free de Lisboa). Se caso não der para degustar desta sobremesa em Belém, há outras confeitarias e cafés que vendem pastéis de nata em Lisboa.
Belém não se trata apenas de pastel, há várias coisas para fazer no local. Visite a famosa Torre de Belém, o Mosteiro dos Jerónimos e o Padrão dos Descobrimentos, este último fica bem de frente ao Rio Tejo. Ainda na freguesia, você pode visitar o CCB - Centro Cultural de Belém, que conta com diversas exposições anualmente.
Recomendo curtir o pôr do sol ali no calçadão de belém, uma das paisagens mais lindas que você vai apreciar em Lisboa.
Nota: Para chegar até Belém, você pode pegar o elétrico da Carris 15E na estação do Cais do Sodré.
Afinal, o que visitar?
Veja abaixo algumas sugestões de 8 roteiros que você pode fazer em 24 horas em Lisboa:
Opção 1
- De manhã siga para Belém.
- Visite o Museu do Fado.
- À tarde visite o Castelo de São Jorge.
- Breve visita ao Chiado.
- Jantar na Rua Augusta e passeio pela praça do Comércio.
Opção 2
- Embarque de manhã no Bondinho 28.
- Faça um passeio pelo Chiado.
- Desça para a Rua Augusta para almoçar.
- Siga à tarde para Belém e curta a tarde por lá.
- À noite vá para o Bairro Alto.
Opção 3
- Embarque de manhã no Bondinho 28.
- Faça um passeio pela Rua Augusta para almoçar.
- Siga à tarde para Belém e curta a tarde por lá.
- À noite dê uma volta pelo Chiado.
Opção 4
- De manhã siga para Belém.
- Siga para a Rua Augusta para almoçar.
- No início da tarde visite o Museu do Fado.
- Vá para o Chiado.
- Curta a noite no Bairro Alto.
Opção 5
- Comece o passeio pelo Chiado.
- Ande pelo Bairro Alto durante o dia.
- Desça para a Rua Augusta para almoçar um bom bacalhau.
- Visita à Belém na parte da tarde (finalize vendo o pôr do sol no rio Tejo).
Opção 6 (Roteiro para família com crianças)
- Bondinho 28 pela manhã.
- Passeio na freguesia de Belém.
- À tarde visita ao Pavilhão do Conhecimento no Parque das Nações.
- À noite passeio no Chiado e Rua Augusta.
Opção 7 (Roteiro para família com crianças)
- Passeio em Belém pela manhã.
- Visita ao Oceanário e Pavilhão do Conhecimento no Parque das Nações.
- Passeio na Rua Augusta e Chiado à noite.
Bônus:
Conhecendo Lisboa com crianças
Se você está viajando em família, com certeza está procurando alguma atividade interessante para fazer com os pequenos. O Oceanário de Lisboa situado no Parque das Nações com certeza vai encantar as crianças, é uma verdadeira viagem subaquática, ainda no mesmo bairro, há o Pavilhão do Conhecimento, existem muitas atividades por lá onde as crianças podem soltar a imaginação. rtugal aqui.
Melhores locais para fazer compras
- Centro Comercial Colombo
- Shopping Centro Vasco da Gama
- Amoreiras Shopping
- Freeport Outlet (40 min de Lisboa, mas vale muito a pena)
Outras atrações em na capital portuguesa e arredores
Lisboa está repleta de passeios e atividades, mas não dá para listar tudo porque o seu tempo será bem corrido, mas vou deixar aqui mencionado outros locais bem legais que você pode conhecer em uma outra oportunidade: Oceanário de Lisboa, Parque das Nações, Sintra, Cascais, Teleférico de Lisboa, Estádio da Luz, Vinícola Azeitão e o Museu Calouste Gulbenkian.
Lista dos Museus de Lisboa
Confira a lista de museus que você pode visitar em uma outra viagem pela capital:
- Museu Nacional de Arqueologia, Belém
- Museu Nacional dos Coches, Belém
- Museu Colecção Berardo, Belém
- MAAT – Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia, Belém
- Museu Calouste Gulbenkian, São Sebastião
- Museu do Oriente, Lapa
- Museu de Lisboa, Campo Grande
- Museu do Aljube, Santa Maria Maior
- Museu Nacional do Desporto, Santa Maria Maior
- Museu Arqueológico do Carmo, Chiado
- Museu das Comunicações, Chiado
- News Museum, Sintra
- Museu do Dinheiro, Baixa Pombalina
- Museu da Marioneta, Estrela
- Museu da Farmácia, Cais do Sodré
- Museu Nacional de História Natural e da Ciência, Príncipe Real
Dicas de viagem para Lisboa
- Lembre-se antes de embarcar faça seu seguro viagem e garanta férias livres de preocupações.
- Planeje seu stopover na ida ou volta, ou os dois, mas faça uma lista do que fazer e programe bem o seu tempo.
- Não esqueça de levar consigo euros.
- Cuide bem dos seus pertences, Lisboa é bem seguro mas há batedores de carteira principalmente nas zonas turísticas.
- Fique de olho na previsão do tempo e saiba o que vestir.
- Curta muito a sua escala na terra dos nossos conterrâneos.
Outros lugares incríveis para conhecer em Portugal
Planejando uma viagem completa para Portugal? Certamente você deve visitar estes lugares surpreendentes do país:
- Porto: para que ama história e vinho.
- Faro: para quem busca curtir praias ensolaradas.
- Fátima: para os fiéis e religiosos.
- Évora: para os fãs de história e mistérios.
- Ilha da Madeira: para quem curte praia e sossego.
- Serra da Estrela: para os aventureiros que buscam frio e neve.
Aproveite ao máximo seu stopover em Lisboa, e apaixone-se pela atmosfera e beleza de Portugal. Garanto que você vai adorar os passeios, o único problema é que você não vai querer ir embora de lá.