Blog Memphis Tours
Safari na África: Uma aventura pela vida selvagem
Se você já desbravou a histórica Europa, as praia asiáticas e as belezas da América Latina, uma aventura pela vida selvagem africana, é uma ótima escolha para suas próximas férias. TODO MUNDO precisa viver uma experiência única e extraordinária e numa viagem à África você com certeza terá esse grande presente.
O continente mais antigo do mundo é ao mesmo tempo o que teve o desenvolvimento inferior se comparado aos outros continentes, tal fato contribuiu para a existência de lugares intocados e que não foram descobertos pelo homem. Com uma fauna extremamente rica e abundante, a África é solo e morada para diversas espécies de animais incríveis.
Os documentários do National Geographic e os filmes de aventura que mostra a África Selvagem sempre nos levam a sonhar em conhecer a África e suas riquezas. Prepare-se para descobrir culturas e modos de vida que abrem novos mundos e esteja preparado(a) para observar o espetáculo da natureza, da fauna e flora.
Sua jornada pela savana africana começa aqui, confira tudo que você precisa saber antes de embarcar num Safari na África.
Por que fazer um Safari na África?
Uma pergunta que pode ter muitas respostas. Afinal cada viajante tem as suas perspectivas, desejos e objetivos. Num parâmetro geral, fazer um Safari na África, permite um íntimo contato com a natureza, vendo paisagens surreais e várias espécies em seu habitat natural. É um verdadeiro espetáculo ao vivo, é entrar no mundo do “Ciclo da Vida”.
Quais são as alternativas acessíveis para um safari africano?
Existem duas formas de explorar o Safari africano: o econômico e o de luxo. No primeiro você praticamente faz tudo por conta própria, já no Safari de luxo você tem todos os serviços e uma equipe profissional com você durante a aventura. Os Safáris oferecem muitas opções e atividades turísticas diferentes. Cada safári pode variar em tamanho do grupo, o veículo utilizado nas trilhas, o tempo de duração e a equipe. Uma experiência muito especial é dormir em um acampamento, se você tiver esta oportunidade, não deixe de aproveitá-la.
Quais animais posso esperar ver em um safari africano?
Na savana você pode se deparar por exemplo, com manadas de antílopes, girafas e zebras; com os famosos “big five” que são os leões, leopardos, rinocerontes, elefantes e búfalos, aves de diferentes espécies, gorilas e muito mais.
Quais são os melhores Safáris da África?
Existem diversos parques e reservas naturais em todo continente, confira essa lista recomendada pelo National Geographic:
1. África do Sul
Parque Nacional Kruger
Esta é a maior e o mais famoso parque natural da África. porque é onde os "Big 5" vivem, além disso há mais de 100 mamíferos e espécies de aves, que você tem a chance de ver em seu habitat natural nas montanhas e florestas tropicais do parque.
Hazyview
À sudoeste do Parque Nacional Kruguer, fica o Hazyview, um local ótimo para famílias que buscam mais diversão, como safaris montado a cavalo, golf safari, pesca de trutas e tirolesa. Outro parque nacional importante na África do Sul, que inclui até uma reserva marinha, é o Parque Nacional Tsitsikamma.
Reserva Natural Grootbos
Aqui o foco não está somente nos animais, as flores silvestres proporcionam um encantamento sem igual, a reserva é lar para cerca de 800 espécies de plantas.
2. Swaziland
Parque Nacional de Hlane
O Parque Nacional de Hlane fica entre a África do Sul e Moçambique, aqui você encontra rinocerontes, cegonhas, leões, hienas, girafas e abutres.
3. Botsuana
Reserva de Kalahari
Aqui é onde você poderá ver os leões de juba negra e um pôr do sol simplesmente inesquecível.
Parque Nacional de Chobe
Em Chobe é onde há a maior população de elefantes do continente africano. Um grande destaque neste parque é a existência de uma equipe exclusiva de safári só para mulheres.
4. Zimbábue
Parque Nacional Hwange
A Área Florestal de Ngamo e o Parque Nacional Hwange, abrigam mais de 400 espécies de pássaros. A bordo de um “trem safari” com duração de 2 horas, você tem a chance de ver grandes espetáculos da natureza.
Parque Nacional Mana Pools
O Safári pelo rio navegando em um caiaque te dá a chance de ver grandes manadas de elefantes, búfalos, kudu e elandes.
5. Namíbia
Deserto do Namibe
Quando falamos em noites no deserto, é garantia certa ver um céu incrivelmente estrelado! No Deserto de Namibe, explore as dunas e locais remotos, e encontre órix, raposas, zebras e lagartos.
6. Moçambique
Parque Nacional da Gorongosa
Lar de várzeas e florestas de palmeiras, a vida selvagem diversificada abrange antílopes, primatas, crocodilos, leões, elefantes e hipopótamos.
7. Quênia
Olare Motorogi Conservancy
Observe a travessia das zebras e gnus, com a chance de ver grandes felinos.
Parque Nacional de Amboseli
Situado no sul do país, o parque é muito famoso pelos animais e paisagens de tirar o fôlego. Na sua aventura em Amboseli, veja girafas, elefantes, zebras, leopardos e muito mais. Não deixe de visitar o Monte Kilimanjaro, na fronteira com a Tanzânia.
8. Tanzânia
Reserva de Selous
Ótima reserva para explorar a pé, observe elefantes, hipopótamos, leões, leopardos e gnu tigrado.
Parque Nacional Serengeti
O parque é um Patrimônio Mundial da UNESCO, com quase 30.000 km² de norte a sul, é outro lar de zebras, elefantes, girafas, leões, chitas, hienas, chacais, babuínos, crocodilos, hipopótamos e numerosas espécies de aves. Um verdadeiro filme de aventura ao vivo e a cores.
9. Ruanda / Uganda
Parque Nacional dos Vulcões / Reserva Florestal de Kalinzu
Caminhe pela selva e veja de perto os gorilas das montanhas e macacos dourados, simplesmente incrível!
Qual a melhor época para fazer um Safári na África?
Sabe-se que a maior parte do ano as temperaturas no continente africano são elevadas e predomina sempre o clima seco. A época mais recomendada para um Safári na África do Sul, é entre Maio e Agosto. Já de Julho a Outubro é a época que você pode prestigiar as migrações dos animais no Quênia, já na Tanzânia, de Dezembro a Março é o período de nascimento dos filhotes. Como há diferentes países onde você pode explorar um Safári Africano, o melhor é definir qual você quer ir e assim você poder planejar a sua viagem de acordo.
Dicas essenciais antes de embarcar num Safári
- Organize e reserve sua viagem antecipadamente;
- Defina o(s) país(es);
- Escolha quais parques ou reservas você quer visitar;
- Tome as vacinas recomendadas.
Quanto tempo dura um Safári?
Viajar para a África requer tempo, imagine sair do Brasil num trajeto extremamente longo para passar somente 3, 4 dias, não vale a pena! O ideal é ficar na África de 1 a 2 semanas, assim você pode conhecer vários lugares e curtir as suas férias, explorando outras atrações além dos safáris. Em termos de duração do Safári, por exemplo, no Kruger dura no mínimo 3 dias.
O que você NÃO deve fazer num Safári?
Visitar um ambiente natural protegido requer regras e normas para a segurança e bem estar dos visitantes e dos animais. Aqui listamos as regras comuns em todos os Safáris africanos, veja:
- Não faça barulhos ou grite (isso pode assustar os animais ou fazer com que sintam ameaçados);
- Siga as instruções do seu guia (o guia é o profissional que tem anos de experiência em safáris e sabe do que pode e não pode fazer durante sua jornada);
- Não toque os animais (lembre-se os animais são selvagens);
- Não dê comida aos animais (eles não precisam da comida dos humanos);
- Não jogue lixo em locais não sinalizados (tenha em mente que é um local protegido para os animais, o lixo pode afetar a fauna e flora);
- Não saia do carro ou se levante durante o trajeto (movimentos bruscos podem ameaçar os animais).
É seguro ir a um safári na África?
Muita gente tem medo de fazer um Safári por receio de ataques dos animais selvagens, é importante ressaltar que os animais só atacam quando se sentem ameaçados de alguma forma. Antes de iniciar o safári, os guias dão as regras de segurança.
Com a Memphis Tours você tem a chance de realizar o sonho de desbravar a savana africana, com segurança e equipe especializada, Vivenciar um safári é uma experiência surreal, segura e uma aventura que você jamais vai esquecer.