Envolver-se com a natureza pode ser transformador. Você já parou para pensar que a natureza tem poderes de cura além da nossa imaginação?
Vivemos num mundo frenético, sem pausas. Esquecemos de respirar ar puro, saímos do campo para a cidade, deixamos a caminhada a pé pelo carro, e assim esquecemos de como é viver em contato com a natureza.
A antiga tradição indiana conhecida como Ayurveda, recomenda que todos nós devemos passar um tempo em contato com a natureza todos os dias. Quando crianças, nós mantemos esse contato, sem contar que o interesse pelo mundo natural é fascinante
Por mais que vivamos em um mundo contemporâneo, com tecnologia avançada, nós sempre teremos raízes e origens, e não dá para fugir de onde viemos. Somos orgânicos não somos máquinas!
Esse vínculo é tão importante, que se você fizer um teste, e for a um parque arborizado e sentar lá por algumas horas, você se sentirá renovado, afinal a natureza tem esse poder transformador.
Hoje em dia muitas pessoas têm buscado com mais frequência manter este contato com o meio ambiente através de atividades, terapias naturais e terapias holísticas. Inclusive há aqueles que aproveitam suas viagens para buscar também alguma terapia natural no destino escolhido. Aqueles que não conseguem viajar embarcam para espaços especializado que prometem algumas formas de terapias e serviços com fins naturais, como massagens com óleos essenciais, pedras quentes, aromaterapia e outros.
Já ouviu falar nos benefícios dos banhos de lama do Mar Morto? Ou das fontes minerais de Siwa no Egito? Ou ainda nos banhos de areia quente no deserto do Marrocos? Há lugares inimagináveis que possuem terapias de cura.
Alguns países incríveis ao redor do mundo também são guardiões de curas naturais que atraem muitos visitantes locais e turistas. Confira abaixo informações sobre algumas delas:
Fontes Minerais em Ma’in - Jordânia
Situadas na Jordânia entre Madaba e o Mar Morto, as fontes minerais Ma’in ou Hammamat Ma'in, estão localizadas 264 metros abaixo do nível do mar. Existem na região um total de 63 fontes naturais com temperaturas e composições minerais diferentes.
Os turistas buscam as fontes termais para fins de relaxamento e também tratamento de doenças crônicas dermatológicas ou circulatórias. Além disso as fontes minerais podem auxiliar no alívio das dores nos ossos, músculos e articulações. E as fontes de água quente podem fazer muito bem à saúde principalmente para pessoas que sofrem com reumatismo, sinusite crônica e outros problemas respiratórios.
Melhor época: O melhor mês para visitar as fontes termais é em fevereiro, se você não quiser pegar um fluxo alto de turistas. Porém a alta temporada da Jordânia é de Março a Maio.
Banho de lama do Mar Morto - Jordânia
O Mar Morto é apenas uma das atrações mais incríveis da Jordânia, depois de Petra, claro. Apesar de ser conhecido como mar, na verdade ele é um lago extremamente salgado e repleto de minerais, como cálcio, boro, sódio, magnésio e manganês. Os benefícios de se banhar em suas águas são inúmeros, desde a restauração da pele até o reforço do sistema imunológico.
Além da água salgada repleta de benefícios, a lama também é um grande aliado para a terapia natural, com um alto poder de purificação, limpeza e hidratação da pele.
Inclusive existem muitas lojas na Jordânia nas quais é possível adquirir produtos provenientes do mar morto, assim podemos utilizar dos benefícios naturais deste lugar incrível na nossa casa.
Melhor época: Como o verão na região é muito seco, é mais recomendável visitar o local entre os meses de outubro a abril.
Fontes Minerais em Siwa - Egito
O milagre da existência de água no meio de um grande deserto cria uma das paisagens mais impressionantes do mundo - um oásis. No Egito
Existem 226 fontes minerais no Oásis de Siwa, algumas piscinas de águas termais e outras com águas frias. O Egito está repleto de terapias naturais, e algumas delas estão em Siwa. O oásis no deserto ocidental possui diversas fontes minerais, que estão na lista das mais importantes do país. As piscinas são visitadas por vários turistas e locais a fim de buscar tratamento natural para doenças como psoríase, reumatismo e algumas doenças do sistema digestivo.
Um banho no lago de sal de Siwa é um processo que também promete muitos benefícios para o corpo como limpeza profunda da pele e remoção das toxinas.
Melhor época: Como o oásis está situado num deserto, a melhor época é de Novembro a Fevereiro, sendo ótimo para visitar as águas termais. Por outro lado, o lago de sal nesta época é muito gelado, e se você quer acampar no deserto vai sentir bem as baixas temperaturas. Já em Julho, agosto e setembro o lago de sal está com uma temperatura ótima. Então um meio termo seria os meses de abril e maio.
Terapia de Sal em Marsa Matrouh - Egito
Haloterapia, popularmente conhecida como Terapia com Sal, é um procedimento que envolve ficar durante 45 minutos em uma caverna feita de sal. Para entrar na seção é necessário tirar os sapatos, e enterrar as extremidades do corpo mãos e pés, há quem prefira enterrar o corpo inteiro e ficar somente com a cabeça do lado de fora.
A terapia de sal desintoxica o corpo físico, melhora o bem estar, relaxa, e além disso tem benefícios para doenças de pele e problemas respiratórios. Crianças e adultos podem participar da terapia com exceção de pessoas com feridas expostas, problemas de hipertensão, câncer, febre e mulheres grávidas.
A caverna de Sal de Marsa Matrouh fica situada dentro de uma vila beduína há 25 minutos de carro do centro da cidade. Há outras cavernas de sal no Egito, como: Taba, Sharm El-Sheikh e Ain Sokhna.
Melhor época: Como as cavernas são locais fechados, funcionam o ano inteiro.
Banho de Areia Quente no Sahara - Marrocos
A terapia de banho de areia no deserto do Sahara pode ser algo relativamente novo para os turistas ocidentais, mas este procedimento tem uma longa história na região local. O povo berbere do Marrocos banham-se nas areias do deserto há centenas de anos. O uso da areia para fins terapêuticos não é exclusividade do país, é bem comum também no deserto do Egito.
Para o banho é necessário cavar buracos na areia, o suficiente para acomodar uma pessoa. Os buracos são abertos logo cedo pela manhã, e ficam expostos pelo menos meia hora para que a areia possa absorver mais calor. A pessoa deve ser enterrada até o pescoço, e a duração da sessão dura entre 10 a 30 minutos. Devido ao calor forte da região, é necessário cobrir a cabeça com um lenço, chapéu e usar também óculos escuros para evitar queimaduras.
O efeito do banho de areia quente limpa o corpo, remove as toxinas e ajuda a relaxar a musculatura. Além disso é benéfico para quem sofre com reumatismo, artrite, ciática, acne e psoríase, entre outras condições. Os banhos de areia são encontrados em Merzouga, Zagora, Erg Chebbi e Erg Chigaga.
Melhor época: A melhor época para fazer a terapia é entre os meses de junho a setembro, porém julho e agosto são melhores devido às altas temperaturas no país.
Piscinas termais de Pamukkale - Turquia
Pamukkale é um dos lugares mais incríveis do mundo, moldada pela natureza, o castelo de algodão (como é popularmente conhecida), é um dos locais mais visitados na Turquia, inclusive está listada como Patrimônio Mundial da Unesco. Pamukkale está repleta de piscinas termais distribuídas em um monte.
A água das piscinas fornece diversos benefícios para a cura do reumatismo e asma, ajuda a recuperar pressão alta, auxilia nos problemas circulatórios, doenças digestivas, pedras nos rins, derrame e distúrbios crônicos. Além de ser uma aliada para cuidados com a pele.
Melhor época: As piscinas funcionam o ano inteiro, mas há horários diferentes no inverno e no verão, por isso antes de planejar a viagem vale a pena conferir os horários. Saiba que o inverno turco é bem frio, então é mais vantajoso aproveitar as piscinas termais entre os meses de abril a outubro.
Conclusão
Os recursos naturais são sem dúvida alguma, o melhor elixir para melhorar a qualidade de vida e prevenir doenças. Os benefícios oriundos da natureza são inúmeros, e acredito que há tantos lugares incríveis ainda não descobertos pelo homem, que podem nos proporcionar grandes vivências.