A cidade de Meknés
A cidade
Meknés está localizada no Marrocos e possui o maior sítio arqueológico romano do país. É uma das cidades mais envolventes e agradáveis para se viver. Apesar de ser uma das cidades imperiais do Marrocos, e dona de uma beleza arquitetônica singular bem preservada, também é Patrimônio Mundial da Humanidade pela Unesco, manteve a simplicidade de suas origens.
Assim como as outras cidades imperiais, Meknes é formada por três principais regiões: medina (onde mora uma grande parte da população), praça El Hedim (praça onde ocorre o comércio local) e a zona imperial.
A história da cidade de Meknés
A cidade foi fundada no século X, e foi declarada como o capital do Marrocos, pelo Sultão Ismail em 1672. Ela ficou o capital do marrocos ate 1727.
O sultão Moulay Ismail admirava muito a corte francesa e os palácios de Luís XIV, por isso ele decidiu fazer todas as construções da cidade de Menknés, no estilo europeu, como se fosse uma cidade europeia no meio do Marrocos. A leste da Medina fica o bairro francês, com construções um pouco mais modernas.
Principais atrações da cidade
A cidade é protegida por cerca de 40 km de muros que foi construído há mais de 350 anos, e tem preservado monumentos imponentes, incluindo numerosas mesquitas ganhando assim seu apelido de "cidade das cem minaretes".
Considerado um dos mais belos portões do mundo - o Bab Mansour que é um portão muito grande, foi construído no começo do século XVIII em 1732, por Moulay Ismail. Esse portão chama a atenção até hoje, não apenas por sua grandiosidade, mas também pela trabalhada decoração típica do Marrocos. Está na frente da praça da Place Hedim, a praça principal da medina.
Você também pode meditar na beira da lagoa Agdal, uma bacia retangular imensa e fazer uma parada no Museu Etnográfico localizado no Palácio Dar Jamai. Eles disseram que a lagoa serviu para irrigar os jardins e as hortas de Meknès, além de ser um depósito para abastecer a região da medina.
No seu roteiro, uma visita às ruínas romanas Volubilis deve ser obrigatória, e para descontrair ir à noite em El-Hedime, onde você se surpreenderá com engolidores de fogo, contadores de histórias, treinadores de animais e malabaristas, que criam uma atmosfera diferente de tudo que você está acostumado.
O Estábulo Real é uma outra atração que vai te deixar mais impressionado pela essa cidade, imagina O Estábulo Real chegou a abrigar mais de 12 mil cavalos durante o comando do sultão Moulay Ismail.
Outras atrações
- Mausoléus: Moulay Ismail e Sheikh El Kamel: O mausoléu é muito luxuoso e repleto de detalhes arquitetônicos. Ele permite a entrada de não-muçulmanos, mas eles não podem chegar perto da tumba do sultão.
- Mesquitas: Néjjarine, Grande Mesquita e Mesquita Jamaï Roua;
- Madrassas: Bou Inania e Bou Filalia;
- Museu da cerâmica rifenha
- Palácios: Dar El Makhzen, Ksar Mansour e Dar El Beida
- Koubat Al Khayatine
- Portões: Bab Lakhmis e Bab Berdaïne
- Coudelaria
- Prisão de Cara
- Lago Agdal
- Complexo Cultural Fandouk El Hanna
- Jardim Lahboul
- Golf royal
Como chegar?
Para chegar até Meknés, vá de carro, ônibus de turismo ou de trem. O Menknés está apenas 30km das ruínas romanas de Volubilis. Se está em Casablanca, o trajeto até Meknés é de 3 horas. Já de Fez, a duração da viagem é em média 35 minutos.
Recomendamos
- Escolha os restaurantes mais próximos do portão da entrada da medina, porque são mais baratos dos outros.
- Visite a Menknés na amanhã para aproveitar mais.
- Faça a sua visita com um guia turístico para desfrutar o máximo possível.
Veja os pacotes sugeridos e faça o seu sonho de viajar para Marrocos!