A cidade azul
A cidade está localizada entre duas montanhas, apenas 55 km Tetuão e a 100 km de Ceuta.
Chefchaouen é uma cidade com casas caiadas, azul e branco.
Precisa passar ao mínimo um dia durante a sua viagem pelo Marrocos para descobrir a beleza da cidade ou apenas para pernoitar durante uma road trip pelo Marrocos, principalmente para quem pretende explorar a parte norte do país.
A história
A cidade de Chefchaun foi fundada em 1471 por mouros vindos de Andaluzia após a Reconquista. Durante o século XV, a cidade recebeu judeus de diversas partes da Espanha, que fugiram da Inquisição Espanhola e se instalaram no Marrocos, até meados do século XX, eles deixaram Marrocos e se mudou para Israel.
Porque da cor azul em Chefchaouen?
Como mencionamos que muitos judeus já viveram em chefchaun desde o século XV, e essa cor é a influências deixadas pelos povos judeus que a usavam muito, porque faziam alusão aos objetos sagrados do Velho Testamento, que eram tingidos de azul.
Outras versões dissem que a razão de se pintarem as casas e as ruas de azul, era apenas para espantar os mosquitos.
Se a cidade fosse pintada em azul por esses motivos ou por outros, não podemos negar que essa cor de fato az da cidade um dos cenários mais fotografados do Marrocos e atrai as torristas de toda parte do mundo.
Quanto tempo você precisa para visitar a cidade?
De verdade embora de ser uma cidade muito linda, você não vai precisar mais de um dia para visitar la e percorrer toda a medina a pé visitando as suas principais atrações com calma e muitas fotos para se lembrar.
Os pontos turísticos da cidade
Podemos concordar que a cidade de Chefchaun é mesma uma atração incrível e especial para tirar fotos, mesmo assim há alguns pontos turísticos que não pode faltar como:
1- A Praça de Hamman
É a praça principal da cidade, que tem lanchonetes, cafés, restaurantes e várias ruelas que o levarão aos pontos de interesse da cidade. É um ponto próprio para começar a sua visita.
2- O museu de Kasabah
Está localizado na praça de Hamman. É uma antiga fortaleza do século XV, que foi utilizada pelos mouros como principal base de ataque aos portugueses que dominavam Asilah e outras cidades no norte da África. No pequeno museu na kasbah podem ser encontradas coleções de bordados, peças coloridas e variadas roupas usadas pelas mulheres da região. O djellaba - peça de vestuário longo e amplo usado por homens e mulheres no norte da África, foi criado aqui. A fortaleza está também cercada com um jardim lindo do estilo andaluz.
3- Mesquita Espanhola ou Mesquita Jemme Bouzafar
Para chegar até a Mesquita Espanhola, é necessário fazer uma pequena caminhada morro acima, que se inicia atrás do Café Abdoul. O melhor tempo para fazer essa caminhada é no fim da tarde para desfrutar a vista do pôr do sol lá de cima.
4- O rio
Ao lado de Cafe Abdoul, há um rio, que a sua água desça da montanha tão gelada. A população local vai para lavar as suas roupas e os vendedores de suco vão para gelam as suas frutas nessa água.
Reflexo andaluz
Na cidade encantadora, você poderá desfrutar da belíssima vista para a Grande Mesquita Tarik-Ben-Ziad cujo minarete octogonal é inspirado pelos trabalhos da Torre de Oro, em Sevilha. Esta arquitetura andaluz pode ser encontrada no kasbah e os seus jardins, no centro da medina.
A população
A hospitalidade de boas-vindas fornecidos por seus habitantes pode ser experimentado durante uma visita a uma fábrica de óleo tradicional (existem mais de 1.500 delas) ou oficinas de artesãos.
Mão na massa
Mais do que a sua tecelagem, Chefchaouen é conhecida pela sua cestaria e sua cerâmica. Além disso, você poderá participar de uma introdução à oficina de cerâmica na olaria em Ghzaoua.
O que você não pode perder?
Uma visita aos agadirs da região é uma obrigação e você não pode deixar a cidade sem antes ter experimentado o cottage, o queijo de leite de cabra das montanhas é algo fora de questão. É, talvez, o melhor do Marrocos.
Como chegar a Chefchaouen?
Para chegar a cidade o ideal é carro (próprio ou alugado), vans de turismo ou até mesmo ônibus que partem desde Casablanca, Tânger, Rabat e Fez.
Se você está planejando para viajar pelo Marrocos, aqui são alguns artigos para matar qualquer dúvida:
Informações Gerais sobre o Marrocos