Biblioteca de Alexandria
Situada na corniche da cidade, a Biblioteca de Alexandria é um exemplo vasto e impressionante da arquitetura moderna do século XXI, mas o edifício lembra algo muito mais antigo. A biblioteca e o centro cultural foram inaugurados em 2002 como parte de um grande projeto para comemorar o legado da cidade de Alexandria como um antigo centro de aprendizado e cultura do mundo.
Um pouco sobre sua história
A Grande Biblioteca de Alexandria foi fundada no século III aC, logo após a fundação da cidade por Alexandre, o Grande. É considerada uma das maiores realizações no legado da antiga Alexandria e creditada por preservar a maior parte do conhecimento do mundo antigo.
A Biblioteca de Alexandria Foi uma das maiores bibliotecas do mundo antigo. A instituição da antiga biblioteca de Alexandria tinha como o principal objetivo preservar e divulgar a cultura nacional. Continha livros que foram levados de Atenas. Existia também matemáticos ligados à biblioteca, como por exemplo Euclides de Alexandria. A biblioteca tornou-se um grande centro de comércio e fabricação de papiros.
No passado existiram duas grandes Bibliotecas de Alexandria. A Biblioteca Mãe e a Filha. De início a Filha era usada apenas como complemento da primeira, mas com o incêndio acidental (por Júlio César), no século I, da Biblioteca Mãe, a Filha ganhou uma nova importância.
A Biblioteca de Alexandria foi sem dúvida alguma uma das mais significativas bibliotecas do mundo e claro um dos maiores celeiros de criação de conhecimento na Antiguidade.
A biblioteca foi construída durante o século III a.C. na cidade de Alexandria, na época do Reino Ptolemaico do Antigo Egito, e servia como parte de uma instituição de pesquisa conhecida como Mouseion.
Demétrio de Faleros foi o responsável por trazer a tona a ideia da criação do edifício, mas a construção da biblioteca só veio a ser feita durante o reinado de Ptolomeu II.
Na época, estima-se que a biblioteca chegou a ter em seu acervo entre trinta mil e setecentos mil volumes acadêmicos, religiosos e literários. Devido ao tamanho do seu acervo, uma filial chegou a ser criada no Serapeu de Alexandria.
O que teria destruído a biblioteca de Alexandria ?
Sobre a destruição da biblioteca de Alexandria, não se sabe quando exatamente a Grande Biblioteca e o Mouseion (Templo das Musas) foram destruídos, mas a data é colocada em algum momento por volta do início da Era Romana no Egito (48 aC). Além disso, ninguém sabe quanto conhecimento antigo foi perdido no incêndio que destruiu a biblioteca. Outras teorias afirmam que a biblioteca teria sido incendiada em 640 dC após a mando do Califa Omar após a captura de Alexandre.
Famosos que passaram pela antiga Biblioteca de Alexandria
A lista dos grandes pensadores que frequentaram a biblioteca e o museu de Alexandria inclui nomes de grandes gênios do passado. Importantes obras sobre geometria,trigonometria e astronomia, bem como sobre idiomas, literatura e medicina, são creditados a eruditos de Alexandria. Segundo a tradição, foi ali que 72 eruditos judeus traduziram as Escrituras Hebraicas para o grego, produzindo assim a famosa Septuaginta. Dentre os famosos, destacam-se: Aristarco de Samos, Eratóstenes de Cirene, Baqueu de Tânagra, Herófilo e Erasístrato.
A Biblioteca de Alexandria - o que você vai encontrar?
A nova Biblioteca foi construída próximo ao local da antiga. Além do salão principal, ela é composta de mais quatro bibliotecas especializadas, laboratórios, um planetário, um museu de ciências, um de caligrafia e uma sala de congresso e exposições.
A instituição pretende ser um dos centros de conhecimento mais importantes do mundo assim como sua antecessora. Assim, foi dada prioridade à criação de uma biblioteca cibernética.
No local estão ainda guardados uma coleção de livros que somam mais dez mil exemplares raros, cem mil manuscritos, 300 mil títulos de publicações periódicas, 200 mil cassetes áudio e 50 mil vídeos..
O exterior do edifício é decorado com caracteres de 120 idiomas, como referência à riqueza de conhecimentos de todo o mundo, outrora alojados na Grande Biblioteca, a maior do Egito.
Onde fica?
A famosa biblioteca fica localizada na Corniche de Alexandria.
Horário de Funcionamento da Biblioteca
Domingo à quinta-feira: das 10h às 19h
Sexta-feira: das 14h às 19h
Sábado: das 12h às 16h
Durante o mês do Ramadan, sábado à quinta: das 10h às 14h
Para os deficientes visuais que visitam a Biblioteca Taha Hussein, o horário de funcionamento é:
Domingo à quinta-feira: das 9h às 16h
Sábado: das 12h às 16h
Para crianças de 6 a 11 anos e jovens de 12 a 16 anos:
Domingo à quinta-feira: das 10h às 16h
Sexta-feira: das 14h às 19h
Sábado: das 12h às 16h
Há visitas guiadas disponíveis em árabe, inglês e francês.
Confira o site oficial da Biblioteca de Alexandria para ter acesso a mais informações sobre o local.
Conheça esta e outras atrações da bela cidade de Alexandria em uma Viagem para o Egito.