Sign Up To Our Newsletter

Cidadela do Cairo

Conheça tudo sobre a famosa Cidadela do Cairo, um dos cartões postais do Egito. Descubra essa atração estonteante em um dos nossos Roteiros Egito.

 

Quem foi Saladino ou Salah El Din Al-Ayyubi?
 
Salah El Din (conhecido como Saladino para os historiadores europeus) derrubou a dinastia fatímida em 1171 dC, estabelecendo o novo califado ayúbida sunita. Dada a ameaça de invasão dos exércitos de cruzados europeus, Saladino decidiu melhorar as fortificações da cidade e em 1176 dC iniciou a construção de um muro que circundaria tanto a Al-Qahira (hoje islâmica) quanto a Fustat (Cairo Antigo).

 

Salah El Din nasceu em 1137 dC em Tikrit, no Iraque, ele estudou o Alcorão, teologia, astronomia, matemática e direito. Como um membro das forças armadas naquele tempo, foi treinado por seu tio Asad-al-Din Shirkoh, que era um comandante da dinastia de Zengid.

 

Nascido em uma família sunita e militar, Salah Ad-Din foi criado dentro da sociedade muçulmana como subordinado ao líder militar mesopotâmico Nur al-Din. Após sua participação em três campanhas no Egito durante o reinado da dinastia fatímida dos fatímidas, Salah Ad-Din tornou-se chefe das forças expedicionárias militares em 1169.

 

Depois que ele se tornou o conselheiro do califa xiita no Cairo, ele continuou a provar seu poder ao eliminar as forças escravistas de infantaria da região subsaariana. Em 1171, Salah Ad-Din conseguiu acabar com o califado fatímida com o reconhecimento do califado sunita em Bagdá.

 

Salah El Din foi capaz de assumir responsabilidades de liderança durante as campanhas militares, e isso é devido ao seu desempenho extraordinário durante as batalhas. Suas grandes capacidades e táticas habilmente executadas também permitiram que ele deixasse de ser um soldado para ser o rei do Egito e da Síria. Seu poder permitiu-lhe derrubar os fatímidas e manter a autoridade no Egito.

 

A cidadela tornou-se a peça central dessas grandes fortificações, protegendo a cidade das alturas das colinas rochosas que a dominavam. Concluída em 1183 dC, a Cidadela de Saladino serviu como sede do governo no Egito por 700 anos, até que o Quedive Ismail mudou-se para o Palácio de Abdeen, no recém-construído Centro do Cairo, na década de 1870.

Cidadela do Cairo

A Cidade de Salah El Din ou Cidadela do Cairo
 
Nos dias atuais a Cidadela está bem diferente da original (que foi fortaleza dos exércitos das Cruzadas). Ela foi expandida e remodelada por muitos governantes posteriores. No século XIV, o sultão al-Nasir Muhammed construiu uma mesquita que ainda leva seu nome e o cerco sul do forte ao lado das paredes originais de Saladino. As mudanças mais notáveis ocorreram no século XIX.

Cidadela do Cairo

Mesquita de Muhammed Ali
 
No entanto, quando Muhammed Ali chegou ao poder, ele estava determinado a apagar a influência dos mamelucos, que haviam controlado o Egito por seis séculos antes dele, e demoliram seus palácios dentro da fortaleza. Ele também construiu um dos marcos mais famosos do Cairo.

 

Sua Mesquita de Alabastro, construída em memória de um filho falecido, ergue-se sobre o resto do complexo. Sua silhueta é a característica mais dominante do horizonte oriental do Cairo. Além dessas duas mesquitas, a Cidadela também contém o Museu Militar Nacional, cheio de uniformes e armas da longa história do Egito, um Museu da Polícia e vários outros museus dedicados ao palácio de Muhammed Ali.

 

Há também uma terceira mesquita no Recinto Norte, atrás do Museu Militar Nacional. A Mesquita Suleiman Pasha não é tão grande em tamanho como a de Muhamed Ali ou Al-Nasir, mas é decorada com ornamentos e é um belo exemplo de uma mesquita de estilo otomano.

 

Apesar de tudo isso, o destaque da Cidadela pode ser a vista panorâmica que oferece sobre o Cairo. Olhando para fora da cidade, pode-se apreciar como a cidade ganhou o seu apelido, "A Cidade dos Mil Minaretes” e em um dia claro pode-se ver o contorno das Pirâmides de Gizé à distância.

Cidadela do Cairo

A reputação de Saladino
 
A reputação de Saladino no Ocidente nasceu de sua liderança dos exércitos muçulmanos que se opuseram a Richard I da Inglaterra durante a Terceira Cruzada. Em vez de se tornar uma figura odiada na Europa, Saladino foi admirado por seu comportamento nobre e cavalheiresco durante o curso de suas campanhas, ganhando eventualmente o respeito de Ricardo I e muitos dos cruzados. Mais notavelmente, ele concedeu anistia ao exército cruzado e aos cristãos de Jerusalém quando ele retomou a cidade em 1187 dC em troca de um resgate.
 

Cidadela do Cairo

Como Salah Ad-Din contribuiu para a história árabe e islâmica?
 
Na história árabe e islâmica, Saladino tornou-se um símbolo de resistência ao Ocidente, especialmente após a ascensão do nacionalismo árabe no século XX. A bandeira do Egito traz a águia de Saladino como uma crista em seu centro. Além disso, o legado físico de Saladino ainda pode ser visto no Cairo. O melhor exemplo pode ser a construção da Cidadela do Cairo, que leva o seu nome como cidadela de Salah Ad-Din. As muralhas da extensão da cidade também foram iniciadas sob Saladino; no entanto, elas não foram concluídas.

 

O Império Ayúbida de Salah Ad-Din conseguiu unir o Egito e a Síria. Ele desempenhou um papel importante em derrotar os cruzados, recuperando com sucesso Jerusalém, que em troca o ajudou a ganhar um nome para si mesmo entre a história muçulmana e ocidental. Embora se esperasse que Salah Ad-Din fosse odiado entre os cruzados, ele se tornou uma das figuras muçulmanas mais estimadas do mundo islâmico medieval por causa de seu cavalheirismo e generosidade para com os cristãos da época.

Cidadela do Cairo

Dicas Valiosas
Calçados confortáveis para facilitar a caminhada, água e câmera pra registrar os momentos na incrível cidadela. 

 

Como chegar?
Para chegar ao local, você pode ir de táxi, ônibus ou van de turismo. O ingresso pode ser adquirido na bilheteria na entrada do local.

 

Conheça a Cidadela do Cairo em uma das nossas incríveis Viagens para o Egito