Templo de Kom Ombo
Construído há mais de dois mil anos, o templo de Kom Ombo é considerado único porque a sua estrutura significava que havia tribunais, salões, santuários e quartos duplicados para dois deuses da mitologia egípcia. O templo duplo é dedicado a duas divindades, o deus crocodilo Sobek, conhecido como deus da fertilidade e criador do mundo e o deus falcão Hórus. Kom Ombo está situado no topo de um penhasco pitoresco ao longo do rio nilo e, embora não haja mais crocodilos região, a reverência ainda está registrada nas paredes do templo e no museu do crocodilo. Kom Ombo também remonta à dinastia ptolomaica e só foi concluído na era greco romana.
A construção do Templo de Kom Ombo
O templo de Kom Ombo teve sua construção iniciada no reinado de Ptolomeu IV (224–205 a.C.) mas só foi concluída posteriormente, com a construção continuada nos reinados seguintes. Assim como outros monumentos do antigo Egito, Kom Ombo também sofreu com as ações do tempo, da natureza e do homem, a exemplo dos terremotos que atingiram a região, inundações do rio nilo e retirada de materiais para construção de outros projetos. A restauração do templo foi realizada em 1893 comandada por Jacques de Morgan.
O que você vai encontrar no Templo de Kom Ombo?
Kom Ombo Egito possui um dos mais interessantes templos do país, devido a reverência aos deuses Sobek (lado direito - sul) com Hathor e Khonsu e ao deus Hórus (lado esquerdo - norte) juntamente com Tasenetnofret e Panebtawy. Lá você vai encontrar paredes com diversas inscrições, colunas, ruínas e o nilômetro (ferramenta que servia para medir o nível da água do rio Nilo durante as cheias). Ainda nas mediações do templo você pode conhecer também o museu do crocodilo, onde é possível ver de perto várias múmias deste animal tão venerado nos tempos antigos.
Como chegar até o Templo de Kom Ombo?
O Templo de Kom Ombo é o único templo que fica a 60 km da cidade de Edfu e à 45 km de Aswan. Juntamente com as cidades de Esna e Edfu, Kom Ombo é a terceira parada importante que a maioria dos cruzeiros Nilo entre Luxor e Aswan fazem durante seus trajetos, e é a primeira parada dos cruzeiros que começam em Aswan. A visita ao templo também pode ser realizada por terra, através de carro ou van de turismo.
O que significa o nome Kom Ombo?
A palavra "Kom" vem da língua árabe e significa "escombro", remetendo provavelmente ao estado do templo antes da reforma, já a palavra "Ombo" deriva da palavra "Nwbt" que significa "ouro", referindo-se à cidade que estava localizada na rota do ouro que seguia da Núbia para o norte do rio Nilo.
Outras atrações que você precisa visitar além do Templo de Kom Ombo
Entre as cidades de Luxor e Aswan você vai se deparar com grandes obras arquitetônicas do Egito Antigo. Na cidade de Edfu, bem próxima a Kom Ombo, há o Templo de Hórus, um dos mais preservados de todo o Egito. Na bela e pacata Aswan você pode visitar também templos que estão nas proximidades do Rio Nilo ou do Lago Nasser, a exemplo do Templo de Philae e o Templo de Abu Simbel. Na cidade histórica de Luxor você vai encontrar grandes atrações como o Templo de Luxor, Templo de Karnak, Templo Mortuário da rainha Hatshepsut, o Vale dos Reis que foi o descanso para diversos faraós, a exemplo do jovem rei faraó Tutankhamon, e os Colossos de Mêmnon, as estátuas gigantes de Amenófis III.
Descubra Kom Ombo na sua viagem para o Egito com a Memphis Tours.