Lago Nasser
Estendendo-se ao sul da cidade de Aswan, a quase 350 milhas (550 quilômetros) além da fronteira sul do Egito e no norte do Sudão, o lago Nasser é um lago artificial de água doce formado pela construção da grande represa de Assuã durante a década de 1960. O lado tem 479km de comprimento e 16km de largura, contempla uma área total de 5250 km², a profundidade do lago pode chegar até 590 ft.
A construção do lago Nasser
A grande barragem de Aswan substituiu uma pequena represa concluída pelo governo colonial britânico em 1902, que se mostrou pequena demais para controlar o fluxo do rio nilo. A construção da barragem começou em 1960 como parte de uma importante iniciativa de desenvolvimento do presidente Gamal Abdel Nasser, após a Revolução dos Diretores Livres em 1954.
A barragem destinava-se a aumentar a produção agrícola e fornecer proteção contra inundações em todo o Vale do Nilo, além de fornecer acesso à eletricidade para muitas aldeias do Egito.
A represa foi polêmica desde o início, porque as águas subindo do lago forçaram o deslocamento de mais de 100.000 núbios no Egito e no norte do Sudão e ameaçaram inundar muitos monumentos importantes, incluindo os templos de Abu Simbel.
Independentemente dos custos ou benefícios do projeto da Barragem Alta, a represa é hoje uma impressionante maravilha da engenharia e o enorme reservatório atrás dela fornece uma extensão única de água no clima árido do sul do Egito.
A importância econômica do lago Nasser
O Lago Nasser criou uma nova economia baseada na pesca em suas vastas águas e ajudou o desenvolvimento do turismo no sul do Egito. Com a ajuda de organizações internacionais, muitos dos monumentos ameaçados pela subida das águas foram transferidos para terras altas ao longo das margens do lago, onde os turistas podem facilmente visitá-los hoje de barco.
Embora o deslocamento do povo núbio continue sendo uma questão política controversa, muitas dessas pessoas agora vivem dentro e nos arredores de Aswan, conseguindo manter sua cultura viva com uma renda extra do turismo.
Atrações ao longo do lago Nasser
O Lago Nasser fornece um portal relaxante ao sul. Os navios de cruzeiros do Lago Nasser Nilo transportam visitantes do sul de Aswan para ver de perto os monumentos ao longo de suas margens, incluindo visitas ao Templo de Philae, o Templo de Ramsés e o Templo de Nefertari em Abu Simbel, o Templo Kalabsha, Qasr Ibrim e vários outros.
O lago é o único lugar no Egito onde ainda é possível ver o infame crocodilo do Nilo, já que suas populações se esgotaram abaixo da represa e a bela paisagem desértica ao longo das margens oferece uma oportunidade perfeita para relaxar durante vários dias na antiga Núbia.
Desde a construção da barragem, uma atração inteiramente nova se desenvolveu nas águas do Lago Nasser Egito. A profundidade e o tamanho do lago permitiram que várias espécies de peixes que vivem no sistema do Rio Nilo prosperassem e crescessem para tamanhos extraordinários.
Como resultado, uma nascente indústria de pesca esportiva evoluiu onde os visitantes tem a chance de capturar alguns dos maiores peixes de água doce do mundo. Há passeios de um dia, e também excursões mais longas, permitindo que os barcos cheguem a áreas remotas para pescar.
Templo Kalabsha
Localizado à vista da represa, o templo Kalabsha é frequentemente a primeira parada para qualquer cruzeiro no Lago Nasser. Foi movido para este local a partir de após a construção da barragem, a localização original fica a 30 milhas dali. A construção do templo começou no final da dinastia ptolomaica e foi concluída sob o domínio do imperador romano Augusto. O resultado é uma combinação interessante de imagens que incluem temas egípcios e romanos com imagens de imperadores romanos e faraós adorando os deuses egípcios. O templo foi dedicado ao deus núbio Mandulis. O templo tem uma grande coluna, que é conectado ao resto do complexo por uma parede, criando um espaço fechado. Há escadas para o telhado, oferecendo uma excelente vista do lago e para a barragem.
Templo de Amada
Aproximadamente a 110 milhas ao sul da represa alta, o templo de Amada é o mais velho dos monumentos em torno do lago Nasser. Datado da 18ª dinastia do Novo Império, o templo é 200 anos mais velho do que o templo do faraó Ramsés II em Abu Simbel,, no entanto, como é típico do grande faraó do antigo Egito, a marca de Ramsés e a de seu filho Merenptah podem ser encontradas lá dentro.
Qasr Ibrim
É uma ilha rochosa no meio do Lago Nasser. Este é o único monumento ao redor do lago que permaneceu em sua localização original. Qasr Ibrim costumava guardar uma cidade próspera, mas o lago cobriu a maioria das ruínas. Durante a idade média, esta área ganhou proeminência de tal forma que as ruínas mais notáveis visíveis na ilha são, na verdade, o que resta de uma grande catedral que já existiu aqui. A área foi habitada até meados do século 19, quando caiu em desuso.
Templos de Abu Simbel
Uma jóia localizada às margens do lago Nasser, os templos de Abu Simbel (Ramsés e Nefertari) são as atrações mais famosas desta região. A construção do faraó Ramsés II atrai turistas todos os dias do ano, com uma maior demanda nos dias 22 de fevereiro e 22 de outubro, a fim de presenciar o festival do sol, quando os raios solares iluminam as estátuas dos deuses no interior do templo principal e deixam apenas na escuridão o deus das trevas. Um verdadeiro espetáculo de ciência, astronomia, matemática e física.
Descubra o Lago Nasser em um dos nossos pacotes de luxo para o Egito que contemplam esta atração.