Sign Up To Our Newsletter

Monastério de Santa Catarina

Monastério de Santa Catarina

O Monastério de Santa Catarina foi fundado por volta de 330 d.C, a pedido da Imperatriz de Roma, Helena. A construção constituía apenas em uma pequena capela onde acredita-se que foi o local onde havia o arbusto ardente (referente a passagem bíblica em que Deus falou com o profeta Moisés). A capela servia como refúgio para os eremitas. 

No século 6 uma nova construção foi realizada no local, comandada pelo imperador Justiniano, uma espécie de fortaleza ao redor da capela construída anteriormente. O imperador adicionou também ao local um monastério e uma basílica, destinada à comunidade monástica e também aos refugiados cristãos.

O Monastério foi declarado pela UNESCO como Patrimônio da Humanidade, e anualmente recebe milhares de visitantes oriundos de várias partes do mundo, peregrinos ou apenas turistas que querem ver de perto esta atração tão importante para a história e para os cristãos.

Monastério de Santa Catarina

O que você vai encontrar no Monastério?
O local ainda funciona como monastério, então os visitantes devem vestir roupas mais compostas ao visitar o local. O monastério contém uma biblioteca com manuscritos e livros religiosos bem antigos, além disso há a Igreja da Transfiguração (onde estão enterrados os restos mortais de Santa Catarina), a Capela do Arbusto Ardente, a Sacristia Sagrada, o Museu do Monastério e o Poço de Moisés (este lugar é bem curioso, acredita-se que quem bebe da sua água tem sorte no amor). Importante lembrar que nem todas as atrações do Monastério de Santa Catarina estão abertas ao público, algumas tem acesso restrito.
 
Combine sua visita ao local para também assistir o pôr do sol no Monte Sinai (Jebel Musa), um verdadeiro espetáculo da natureza.
 
Montanha de Santa Catarina

O ponto mais alto da península do Sinai é o Monte Santa Catarina, com uma altura que chega a 2.646 metros. Do alto do cume, é possível ver tanto Mar Vermelho quanto as montanhas do Egito continental.

Monastério de Santa Catarina

Como chegar ao Monastério de Santa Catarina?
Situado no Sinai ao pé da Montanha de Moisés, o Monasterio de Santa Catarina é uma das atrações mais famosas da região. Fica a aproximadamente 450km do Cairo, 200km de Dahab e à 300km do Canal de Suez. 
Não existe aeroporto internacional na local, sendo a maneira mais fácil de chegar lá, via o Aeroporto de Sharm el Sheikh, e em seguida fazendo o traslado por meio de transporte terrestre.
Para quem optar em viajar de carro do Cairo até o Sinai, a estrada passa por Suez e Ras Sudr, este é o lugar onde Moisés transformou as águas amargas em doces. O trajeto continua por Abu Samina, Wadi Garandil até chegar em Abu Rudeis, onde a estrada se divide. A estrada para o sul leva à cidade de Sharm el-Sheikh. Ja a  estrada para o leste passa pelo monte Serbal, oásis de Pharan,  Tarfa e o Monastério do Sinai. 
 
Horário de funcionamento do Monastério
O Monastério de Santa Catarina está aberto todos os dias da semana, exceto sextas-feiras e feriados.
 
Se você quer conhecer o Monastério de Santa Catarina, reserve uma excursão especial com a Memphis Tours, com saída do Cairo ou de Sharm el Sheikh. Para roteiros completos pelo Egito, confira nossas opções de Viagens para o Egito.