Descubra a incrível Petra
Petra Jordânia
Esta maravilha do mundo é o tesouro mais valioso da Jordânia, além disso é a sua maior atração turística.
Uma cidade vasta e única, toda esculpida na rocha pelos Nabateus, um povo árabe que se fixou por lá há mais de 2000 anos e que transformou num local de grande importância para negócios nas rotas da seda e especiarias além de outras rotas comerciais que ligavam Árabia do Sul, China e Índia ao Egito, Grécia, Síria e Roma.
A cidade de Petra, ou como os nabateus chamam “Raqmu”, é uma das cidades mais famosas da Jordânia, devido a sua história, arqueologia e arquitetura. A cidade também conhecida como a cidade rosa, devido a cor das suas pedras.
Ela foi estabilizada em 312 aC, e foi o capital dos nabateus, um povo árabe referido na Bíblia, que viveu entre o século IV a. C. e o século II d. C. A cidade foi também um centro comercial muito importante entre a Península Arábica e Damasco, na Síria, e hoje em dia ela é a atração turística mais visitada da Jordânia.
Os romanos conquistaram a cidade em 106 a. C., e fez deste território uma parte da província romana. Nos séculos 2 e 3, Petra continuou a desenvolver. No século 7 foi a vez dos muçulmanos ocuparem Petra.
No no século 12, ela foi ocupada novamente pelos cruzados, durante um bom tempo a cidade ficou escondida, até ser descoberta pelo explorador suíço Johann Ludwig Burckhardt, que foi responsável por divulgar a cidade pelo mundo inteiro em um poema chamado "uma cidade rosa e vermelha tão velha quanto o tempo" .
Uma das 7 maravilhas do mundo
Em 2007, Petra foi nomeada entre uma das sete maravilhas do mundo, e também a UNESCO a descreveu como "uma das mais preciosas propriedades culturais da herança cultural do homem". Em 1985 Petra foi reconhecida como Patrimônio da Humanidade.
Conheça as 7 maravilhas do mundo moderno
Petra era uma fortaleza incrível, e agora ela tem monumentos antigos de vários séculos. Ao longo do vale encontramos edifícios talhados na pedra como o templo de Khazneh Firaun, que é também conhecido como o Tesouro., A importância de Petra para a Jordânia, é a mesma que as Pirâmides de GIzé tem para o Egito.
Onde fica a Cidade de Petra?
As ruínas de Petra estão localizadas num território entre o Mar Morto e o golfo de Aqaba, nas montanhas do flanco leste de Wadi Araba, na cidade encontram-se monumentos de várias épocas como o teatro romano, os túmulos reais, casas de períodos diferentes, câmaras funerárias e outros .
Petra na tela do cinema e na TV
O edifício de câmara do tesouro foi utilizado no filme Indiana Jones e a Última Cruzada, o filme de Transformers 2 teve muitas cenas em Petra, e no filme de Mortal Kombat, Rayden falou com os deuses antigos na cidade de Petra. Além disso as ruínas de Petra foram palco para a novela brasileira: Viver a Vida.
Ruínas de Petra
Bab el Siq
Bab el Siq é a porta do Siq, a entrada principal da cidade. Você verá três blocos quadrados esculpidos na rocha, em seguida verá o túmulo do obelisco do século I d.C. Acima deste túmulo, há quatro pirâmides e uma estátua em baixo relevo representando cinco pessoas que estão enterradas naquele local. Na parte de baixo está o Triclinium, uma sala de banquetes. No lado oposto do penhasco, você verá uma dupla inscrição em nabateu e grego.
Siq
O Siq é um estreito mais do que um quilômetro de comprimento, e com altura de 80 metros. Caminhar pelo siq é uma experiência impressionante, as cores das formações rochosas são mágicas.
É a antiga entrada que leva à cidade de Petra, o Siq começa na barragem e termina no lado oposto, no tesouro. O Siq é uma rocha dividida que possui cerca 1200m de comprimento e uma largura que varia de 3 a 12 metros, a altura das rochas podem chegar até 80 metros. A maior parte da rocha do Siq é natural mas há outra parte que foi esculpida pelo povo nabateu.
Nos dois lados do Siq, existem canais para retirar água quem vem do vale de Moisés (Wadi Musa). A engenhosidade é incrível no lado direito, você percebe que a água fluía através de canos feitos de cerâmica, já o canal esquerdo, foi todo esculpido na rocha e coberto com painéis feitos de pedra, inclusive existem espaços só para filtrar a água.
Logo no início do Siq, ainda é possível ver as barragens originais dos nabateus, criações que impediram que o Siq fosse inundado.
Al khazneh (que é também conhecida como o tesouro)
A entrada para a cidade dos nabateus é feita através do "Siq", um estreito com mais de 1 km de comprimento, ladeado por rochas que chegam até 80 metros de altura. Uma caminhada pelo Siq é uma experiência singular. As cores e as formações rochosas que você verá são impressionantes.
Durante a caminhada à medida que você vai chegando ao fim do Siq, o grande tesouro começa a surgir, o cartão postal Al-Khazneh, uma das ruínas de Petra, a mais famosa entre elas. A beleza natural e os notáveis feitos arquitetônicos deste local vão te deixar boquiaberto.
Uma experiência simplesmente fantástica, uma fachada com 30 metros de largura e 43 de altura que foi esculpida diretamente na própria rocha de cor rosa. A construção foi feita em meados do primeiro século para ser o túmulo de um grande rei nabateu, o local representa sem dúvida alguma, a genialidade desse povo antigo.
O Tesouro é uma das maravilhas que você pode encontrar nas ruínas de Petra. Há diversos, ou melhor, centenas de túmulos feitos na rocha, teatro romano, obeliscos, templos, altares para oferta de sacrifícios e ruas com colunatas e, lá no alto, imponente no vale, há o suntoso Mosteiro Ad-Deir.
Em Petra há também dois museus; o Museu Arqueológico de Petra e o Museu Nabateu de Petra ambos com heranças antigas das escavações na região e que expõem para o público o passado histórico da cidade.
Local do Sacrifício nas ruínas de Petra
A famosa passagem bíblica onde Abraão, como prova de devoção a Deus, quase sacrificou seu filho que foi salvo por um anjo, aconteceu nas montanhas de Petra. A tumba do profeta Arão, um local sagrado para os muçulmanos, é conservada até hoje.
Em homenagem ao profeta, anualmente, uma cabra é sacrificada, pois muitos peregrinos acreditam que a Tumba carrega o espírito do profeta Araão (irmão do Profeta Moises).
O Local do Sacrifício está localizado no topo de uma montanha em Petra. O início da caminhada para este local fica pouco antes do início do anfiteatro. São mais ou menos 800 degraus para se chegar lá.
Rituais no Passado: Nabateus
Os sacerdotes nabateus utilizavam este local para executar rituais religiosos a fazer sacrifícios aos seus deuses. No topo das escadas do lugar de sacrifício, há um par de obeliscos dedicados aos deuses nabateus. À direita há um outro pico com um caminho pedregoso que leva aos dois altares na borda da montanha.
A pedra circular era usada para matar os animais, permitindo que o sangue escorresse para um canal escavado, enquanto o padre limpava suas mãos na cisterna cortada na rocha.
O Altar, a poucos metros para a direita, era onde ficava queimando a oferta de sacrifícios. Havia uma grande plataforma onde os plebeus se sentavam para assistir os sacrifícios e para participar das cerimônias.
Túmulo da Urna
O Túmulo da Urna é um dos quatro túmulos reais de Petra. Construída na segunda metade do primeiro século, pelo rei Areta e por seu filho, Malco II. Tinha duas camadas de cofres e se pensa ser o túmulo do rei Nabateno, Malco II. Dispõe de um enorme terraço e um majestoso pátio dórico, entalhado na rocha.
Uma rara inscrição dentro de uma das salas indica que o local foi convertido em uma igreja em 447 dC pelo bispo Jason. O interior do túmulo mede 18m por 20m. O Túmulo Real do Rei Malco II está localizado em Petra, próximo à Wadi Musa.
Túmulo de Seda
Fica localizado próximo ao Túmulo da Urna, ele mede 10,8 metros de largura e 19 metros de altura, possui uma porta central e 4 colunas. O nome foi dado devido a coloração da pedra utilizada na construção.
Túmulo Coríntios
A fachada do túmulo mede 27.55 metros de largura e 26 metros de altura. É bem parecido com o Túmulo de Seda mas ele não tem tantas decorações como o outro. Lá você vai encontrar 4 pias ou bacias de água que eram provavelmente utilizadas em rituais de limpeza ou purificação. Dentro do túmulo existem ainda quatro salas.
Túmulo do Palácio
Medindo 49 metros de largura e 46 metros de altura, na parte inferior há doze colunas e quatro entradas para sepultamento.
Museu Arqueológico de Petra e o Museu Nabateu de Petra
São templos do século XIII que foram construídos pelo sultão mameluco Al Nasir Mohammad para comemorar a morte da Aarão, irmão de Moisés .
Teatro Romano
O Teatro foi esculpido na encosta da montanha, ele possui três filas de assentos, sete escadas e pode acomodar 4000 espectadores. O teatro foi construído durante o governo do rei Aretas IV (4 aC-27 aC).
Wadi Musa
Um vale longo próximo de muitas montanhas, tem um acampamento beduíno para vender artesanato local, como por exemplo cerâmica, acessórios e garrafas com areia colorida. Veículos não podem ser utilizados, as pessoas andam a pé, alugam cavalos, camelos ou uma carruagem puxada por cavalos.
Parque Arqueológico da Cidade de Petra
O Parque Arqueológico de Petra (PAP) é uma área de 264 metros quadrados em Wadi Musa, um local turístico e arqueológico e Patrimônio Mundial registado na lista de Património Mundial da UNESCO desde 1985.
Como se deslocar nas ruínas de Petra?
Para proteger o local, os veículos não podem circular por lá. Mas, se você não quiser andar a pé, pode alugar um cavalo ou uma carruagem puxada por cavalos poder se deslocar pelo Siq. Os idosos ou portadores de necessidades especiais tem direito a uma autorização especial eimitida pelo Centro de Visitantes (localizado na entrada), o serviço tem uma taxa extra para permitir que a carruagem possa entrar em Petra, para visitar as principais atrações turísticas.
Quando visitar?
Os melhores horários para ver Petra é no início ou meio da manhã ou então à tardinha, quando o sol inclinado faz sobressair as fantásticas cores naturais das rochas.
Por que visitar você deve visitar Petra?
As montanhas gigantes vermelhas e inúmeros mausoléus de um povo extinto nada têm em comum com a civilização moderna e nada mais suscitam a não ser contemplado pelo seu valor genuíno: uma das maiores maravilhas da Natureza e do Homem.
Para completar sua experiência excepcional em Petra, não deixe de fazer o passeio Petra by Night, uma atmosfera ágica que mostra a cidade rochosa iluminada por mais de 1.500 velas. Uma vivência memorável que começa pelo Siq até chegar ao Templo do Tesouro.
Quanto custa?
O ingresso para a visita de um dia custa 90JD (por pessoa, caso o visitante não vá ficar hospedado no país). Há também outras opções de ingresso para quem está em viagem pela Jordânia: um dia em Petra = 50 JD, dois dias = 55 JD e três dias = 60 JD (ambas as taxas por pessoa).
A cidade de Petra é um destino mágico que deve ser desbravada durante sua viagem para a Jordânia. Não deixe de conhecer este tesouro lindo do deserto.