Blue Souk - O mercado azul de Sharjah
Popularmente conhecido como o Blue Souk, graças aos seus belos azulejos azuis, este souk de dois andares consiste em dois longos edifícios paralelos conectados por pontes internas. É um dos edifícios mais fotografados de Sharjah e até aparece na cédula de cinco dirham dos Emirados.
O Souk Central consiste em dois grandes edifícios, interligados por pontes, com abóbadas exuberantes e um horizonte único de 20 torres eólicas. Por causa dos azulejos azuis nas paredes externas, o mercado é chamado de Blue Souk. Em uma área total de aproximadamente 80.000 metros quadrados, existem mais de 600 lojas, vendendo ouro, jóias, gemas, perfumes, lembranças e presentes, além de eletrônicos, roupas, cosméticos, utensílios domésticos e outros.
As lojas do térreo vendem joias modernas, relógios e roupas; no andar de cima, há artes, artesanato e curiosidades da região, além de lojas especializadas em tapetes persas artesanais e kilims coloridos do Afeganistão e Caxemira.
Não perca as lojas de ouro e diamantes, encontradas principalmente no lado da lagoa do souk. Juntamente com pedras preciosas e ouro requintado, prata e jóias beduínas autênticas, há artesãos que podem recriar um design baseado em uma foto ou desenho.
O que é o mercado azul?
Este é o mercado central de Sharjah, chamado o Souk Azul (e também Souk Al Markasi) é um autêntico souk árabe: é um passo de compras imperdível da cidade que aconselhamos a visitar à noite. À medida que o sol se põe, desçando nas docas perto do souk de peixe e observe os pescadores mexendo em seus tradicionais barcos de madeira.
Onde fica?
O Mercado Azul ou Mercado Central fica localizado perto da Lagoa Khaled, ele é um dos principais centros comerciais de Sharjah. Nas paredes externas o mercado é todo decorado com azulejos azuis, por isso ficou conhecido como Blue Souk.
História
O edifício foi projetado pelos arquitetos britânicos Michael Lyle & Partners, com base nas idéias e orientações do governante de Sharjah, o xeque xeque Dr. Sultan Bin Mohammed Al Qasimi, e foi concluído em 1978.
Arquitetura
A arquitetura captura o caráter de um edifício tradicional. Bazar em grande escala. Localizado na margem da Lagoa Khalid, é mais bonito ao pôr do sol, visto através da água.
O que você vai encontrar?
O mercado oferece uma experiência única de compras, além de ser um exemplo perfeito do design islâmico. Lá há mais de 600 lojas charmosas com os mais variados produtos. O local é dividido em duas seções, sendo uma dedicada a presentes, eletrônicos e produtos e a outra dedicada ao ouro, jóias e pedras preciosas.
Por que visitar?
O Blue Souk de Sharjah é um local de visita obrigatória para os amantes de compras ou para aqueles que gostam de apreciar arquitetura. Passei pelos corredores e aprecie as antiguidades e o artesanato tradicional.
Quando visitar?
O mercado abre das 9h às 13h e das 16h às 23h diariamente (exceto na sexta-feira).
Melhor maneira de chegar?
O amplo mercado está localizado entre a King Faisal Road e a Lagoa Khalid, perto da Praça Al Ittihad.
Quanto custa o ingresso?
A entrada é gratuita.
Confira os pacotes sugeridos!