O Egito é um país rico em história, cultura e atrações singulares espalhadas pelos quatro cantos do país, e para curtir esse país intercontinental com estilo reserve suas férias anuais e desbrave a terra dos faraós em 15 dias. Viajar para o Egito é um sonho, mas para aproveitar bem esse destino maravilhoso 2 semanas é o ideal.
Como o país está repleto de atrações, é preciso fazer uma seleção para duas semanas no Egito, aqui neste artigo, vou sugerir um roteiro com as preciosidades deste país, confira abaixo:
Dia 1: Chegada ao Cairo
Ao chegar no Aeroporto do Cairo, se você não tiver adquirido o visto antecipadamente na embaixada do Egito no Brasil, você poderá tirar o visto diretamente no aeroporto. Atualmente o visto de turismo custa 25 dólares (leve o dinheiro trocado) e tem validade de 1 mês.
Se você está viajando com agência certamente haverá um representante te esperando no desembarque e te auxiliará com a questão do visto e na passagem pela imigração.
No primeiro dia, devido aos vôos longos e grandes escalas, recomendo você ir direto para o hotel fazer o check in e descansar.
Dia 2: Desbravando as Pirâmides do Egito
No dia seguinte no tour histórico pelo Egito Antigo, você vai conhecer as ruínas da antiga capital de Memphis e a necrópole de Saqqara, que é considerada o maior sítio arqueológico do país.
Não dá para seguir o passeio sem antes desfrutar de uma tradicional refeição egípcia, e após repor as energias, sua aventura continuará em Gizé, nas majestosas Pirâmides de Quéops, Quéfren e Miquerinos - as 3 maiores pirâmides do Egito.
Além das principais pirâmides, no complexo há a Grande Esfinge, o Templo do Vale e as pirâmides das Rainhas, que são aquelas menores que aparecem anexadas às grandes pirâmides
Dia 3: Museu Egípcio, Cidadela de Saladino e Khan el Khalili
Ir ao Egito e não visitar o museu é um pecado! O museu egípcio, popularmente conhecido como “museu do Cairo”, abriga uma imensa coleção de artefatos de várias dinastias do Egito Antigo.
Se você está planejando a viagem para 2021 terá a chance de conhecer o Grande Museu Egípcio (GEM) que será inaugurado no próximo ano. O novo museu será o maior museu arqueológico do mundo, ele fica bem próximo das pirâmides de Gizé.
Outra atração histórica muito visitada pelos viajantes é a Cidadela de Saladino que fica localizada no Velho Cairo, as grandes fortificações que protegiam o Cairo no passado, hoje é um marco turístico e histórico do país. A famosa Mesquita de Alabastro é um dos pontos altos da visita à Cidadela. Além disso, a vista panorâmica no terraço da Cidadela é algo fenomenal, você tem uma visão do Velho Cairo, das suas mesquitas antigas e nos dias mais claros é possível ver as Pirâmides de Gizé.
Nenhuma viagem à terra dos faraós estaria completa sem uma visita ao mercado Khan el Khalili, um bazar barulhento, cheio de transeuntes, super colorido e excitante. No mercado você vai encontrar absolutamente todos os tipos de mercadorias e bugigangas: souvenirs, perfumes, incensos, especiarias, roupas, ouro, prata, papiro e muito mais. Khan el Khalili também oferece a chance de sentir a atmosfera do Velho Cairo, através das suas ruas estreitas, do antigo Café El Fishawy ou algo mais aconchegante com o clássico Restaurante Café Naguib Mahfouz.
Recomendo que faça a visita ao Khan el Khalili a tarde, assim você poderá aproveitar o passeio para fazer compras, curtir um dos café do mercado e finalizar a noite apreciando uma apresentação cultural do Al-Tannoura Egyptian Heritage Dance Troupe, que acontece no Centro de Artes Wekalet El Ghouri.
Dias 4, 5, 6, 7 e 8: Navegue pelo maravilhoso Cruzeiro no rio Nilo
O famoso rio nilo tem muita história para contar, uma viagem pelo sul do Egito desperta a sensação de aventura, nostalgia e ao mesmo tempo traz um ar de mistério e encanto. Sua viagem pode começar em Luxor ou Aswan, mas neste roteiro recomendo que inicie em Luxor.
Você poderá chegar a Luxor através de um voo doméstico ou trem noturno, mas o voo doméstico é mais prático e rápido.
Em Luxor você terá a oportunidade de conhecer monumentos incríveis do Egito Antigo, não é a toa que a cidade é conhecida como o maior museu aberto do mundo, justamente por causa destas atrações: Templo de Luxor, Templo de Karnak, Templo de Hatshepsut, Vale dos Reis (onde fica o templo de Tutankhamon e outros grandes faraós), Vale das Rainhas (onde fica a tumba de Nefertari) e os Colossos de Memnon. As visitas às atrações de Luxor são feitas em 2 dias, no segundo dia, você poderá começar acordando ainda de madrugada para fazer um passeio de balão vendo o nascer do sol e a magnitude dos templos, do deserto e do vale do nilo.
No caminho até Aswan, o Cruzeiro faz paradas em Edfu e Kom Ombo. Na primeira cidade você vai conhecer um dos templos mais bem conservados do Egito, o Templo de Hórus, já em Kom Ombo, a visita se destina ao templo duplo dedicado aos deuses Sobek e Hórus, além disso lá há um pequeno museu dedicado aos crocodilos.
Ao chegar em Aswan você vai se deparar com uma atmosfera tranquila, algo bem peculiar desta cidade, o balanço do Nilo com a riqueza cultural dos Núbios, fazem de Aswan um lugar único em todo o Egito. Nesta cidade o viajante deve visitar o templo dedicado à deus Ísis, Templo de Philae, o Obelisco Inacabado localizado na pedreira da cidade e a Barragem Alta de Aswan, considerada a maior do mundo, e por fim um passeio até a Vila Núbia.
Nota: Para quem tem interesse de ver os Shows de Luz e Som, há shows no Templo de Karnak, Templo de Philae e Pirâmides de Gizé.
Dia 9: A magia de Abu Simbel
O templo de Abu Simbel é um dos mais enigmáticos do Egito, hoje ele fica situado às margens do lago Nasser. Saindo de Aswan uma viagem até Abu Simbel leva em torno de 3 horas, mas vale a pena fazer esse tour.
É neste templo que acontece 2 vezes por ano o fenômeno que ilumina as estátuas no interior do templo, as três primeiras estátuas são do faraó Ramsés II, Ra - o deus do sol e Amon - o rei dos deuses, a quarta estátua permanece na escuridão porque representa Ptah, o deus das trevas.
Na verdade Abu Simbel é composto por dois templos: um dedicado ao faraó Ramsés II e o outro à sua esposa favorita Nefertari
Dias 10, 11, 12 e 13: Desbravando o Mar Vermelho
Depois de uma aventura pela história da antiga civilização egípcia, nada melhor do que relaxar e explorar o mar vermelho em Hurghada. Um poderoso mar com diversos tons de azul, água cristalina, recifes de corais, peixes multicoloridos e uma diversidade marinha incrível.
Em Hurghada você poderá curtir a praia, praticar esportes aquáticos, fazer passeio de barco e ir até a ilha de Giftun para fazer snorkeling e relaxar.
Muitos viajantes querem dispensar a ida à praia numa viagem para o Egito, mas acredite não faça isso. As praias do Mar Vermelho são simplesmente indescritíveis, é algo que você não verá em nenhum outro lugar. Certamente é uma das experiências mais emocionantes que você poderá ter.
Só existem praias em Hurghada? Não! Há outras cidades litorâneas e aqui deixo uma lista das outras que você pode optar ao invés de Hurghada:
- Marsa Alam
- Sharm el Sheikh
- Dahab
- Taba
Dia 14: Escapadela em Alexandria
Para finalizar a sua aventura em terras faraônicas, nada melhor do que embarcar num tour de um dia com destino à noiva do mediterrâneo, Alexandria.
A cidade construída por Alexandre, o Grande é totalmente diferente do que você vai ver no Cairo, prepare-se para viajar no tempo através da arquitetura e alguns pontos turísticos ainda existentes como: Serapeum e o Pilar de Pompeu, Cidadela de Qaitbay, Palácio Montaza, Catacumbas de Kom el Shoqafa, Biblioteca de Alexandria (nova) e o Museu Greco-Romano.
Dê uma volta pela corniche e tire fotos na Stanley Bridge, e termine o fim da tarde apreciando o mar enquanto degusta de um café com vista para o mediterrâneo.
Dia 15: Volta para casa
Toda grande viagem quando chega ao fim dá uma pontinha de saudade no peito, mas é aquele velho ditado, quem bebe do Nilo sempre voltará. Retorne para casa com muitas memórias e lembranças de uma viagem simplesmente inesquecível, e quem sabe você poderá voltar outra vez para viver novas experiências numa nova viagem para o Egito?
Se você chegou até aqui e bateu aquela vontade de conhecer a terra dos faraós, planeje a sua viagem com a Memphis Tours - preços que cabem no bolso, serviços de excelência e guias que falam português.
Blog Memphis Tours - Artigos novos toda semana