Mitos Gregos: A Mitologia Grega
A Mitologia Grega é uma soma de fábulas contadas pelos antigos gregos para explicar a existência do mundo, alguns fenômenos naturais ou apenas por prazer, para intrigar a imaginação das pessoas. A maioria desses mitos da Grécia Antiga sobrevive até nossos dias, porque foram incluídos nas obras de escritores e historiadores famosos. Eles não são, obviamente, baseados no racionalismo, mas no inacreditável e no sobrenatural. Alguns dos Mitos Gregos antigos são chocantes, mas todos vão cativá-lo.
- Mito do lendário Odisseu
- Mito de Jasão e os Argonautas
- Mito de Teseu, o lendário rei de Atenas
- As Amazonas
- Perséfone, a rainha do submundo
- Prometeu, amigo do homem
- Mito da queda de Ícaro
- Calisto, a constelação Ursa Maior
- Orfeu e Eurídice
- Pigmalião e Galatéia
- Rei Midas e seu toque de ouro
- Apollo e Daphne
- Io e Zeus
- Eros e Psique
- Leto, mãe de Apolo e Ártemis
- Arachne, a mulher-aranha
- Perseu e Andrômeda
- Adonis e Afrodite
- Phaethon e a carruagem do sol
- Asclépio, o deus da medicina
- Europa, madrinha de todo um continente
- Pandora, a primeira mulher na Terra
- Cadmus, o fundador de Tebas
- O mito trágico de Niobe
- Idas e Marpessa
- Deucalião e Pirra
Descubra os Mais Famosos Mitos Gregos Antigos:
Mito do lendário Odisseu
Odisseu, o rei de Ítaca, é provavelmente o herói mais famoso de todos os tempos. Sua história é um mito com monstros, azar e muita aventura. A história de Odisseu é na verdade a longa viagem de um homem que tem apenas um objetivo, voltar à sua amada terra natal e sua família. Odisseu deixou Tróia depois de anos de guerra e começou sua jornada para sua casa em Ítaca. No entanto, essa jornada foi longa e aventureira.
Mito de Jasão e os Argonautas
O mito de Jasão, seus colegas argonautas e a viagem para obter o Velocino de Ouro encantaram o mundo. Esta é uma história de emoção, perigo e aventura. Jasão, o legítimo rei de Iolcus, prepara a viagem em seu navio Argo para a terra estrangeira de Colchis para pegar o Velocino de Ouro e provar que vale a pena se tornar rei. No caminho, ele encontra muitos problemas e atrasos. Mesmo quando ele chega em Colchis, ele tem que enfrentar os enganos do rei local.
Mito de Teseu, o lendário rei de Atenas
Teseu era uma figura semi-mítica e semi-histórica. O mito diz que ele tinha dois pais, o rei Egeu de Atenas e o deus Poseidon. Como ele desceu de um deus, ele tinha poderes sobrenaturais. O trabalho mais famoso de Teseu foi o assassinato do Minotauro na Grécia de Creta para aliviar Atenas do fardo de sacrificar sete rapazes e sete moças a essa figura monstruosa. Após a morte do rei Egeu, Teseu se tornou rei de Atenas e a lenda diz que sua primeira esposa era uma amazona.
As Amazonas
O mito diz que as Amazonas eram uma tribo de mulheres poderosas e independentes que se rebelaram contra a sociedade dominada por homens e as atrocidades dos homens. Eles viviam em lugares isolados, excluíam os homens de sua sociedade e faziam guerras contra eles. Embora não existam resultados claros, se as Amazonas realmente existiram ou não, elas são frequentemente referidas em mitos e lendas.
Perséfone, a rainha do submundo
O mito de Perséfone, a doce filha da deusa grega Deméter, que foi sequestrada por Hades e depois se tornou a rainha do submundo, é conhecida em todo o mundo. Este é realmente o mito dos gregos antigos para explicar a mudança das estações, o eterno ciclo da morte e renascimento da natureza. Perséfone é entendida como uma menina ingênua que flui entre a proteção da mãe e o amor do marido. O mito de Perséfone era muito popular nos tempos antigos e diz-se que sua história foi representada nos Mistérios Eleusinianos, as celebrações mais secretas da Grécia antiga.
Prometeu, amigo do homem
O mito de Prometeu ocupa um lugar especial na mitologia grega. Esse filho de um titã era considerado um grande benfeitor da humanidade, o portador do fogo e o professor original de tecnologia e artes úteis para a humanidade. O grande amor que ele tinha pelos humanos muitas vezes levava Prometeu a um perigoso conflito com Zeus. De fato, foi Zeus que puniu Prometeu sob tortura eterna por roubar fogo dos deuses e entregá-lo ao povo.
Mito da queda de Ícaro
O mito de Dédalo e Ícaro nos mostra que o poder do homem não tem limites, mas também que devemos ter muito cuidado em usar esse poder. Ícaro podia voar com suas asas, no entanto, quando voava muito perto do sol, suas asas estavam queimadas e ele caiu no mar. A ilha mais próxima onde Ícaro caiu e se afogou recebeu esse nome e se chama Ikaria até hoje.
Calisto, a constelação Ursa Maior
O povo antigo da Grécia costumava explicar coisas que eles não podiam entender com mitos. Foi assim que eles explicaram a criação do mundo, fenômenos naturais ou destruições ou a existência de poderes que poderiam superar a natureza humana. Dessa forma, quando olhavam para o céu e observavam todas essas estrelas, se perguntavam o que havia causado essas estrelas e constelações. De fato, muitos mitos foram criados para explicar a existência de estrelas. A história de Calisto é um mito criado em prol de duas belas constelações, a Ursa Maior e a Ursa Menor.
Orfeu e Eurídice
O mito de Orfeu e Eurídice é um grande mito trágico. Orfeu se apaixona pela ninfa Eurydice e quando ela morre, logo após o casamento, ele desce ao submundo. Lá, ele convence o Deus dos Mortos, Plutão, a permitir que sua esposa volte à Terra para que eles possam levar uma vida normal. Esta história trágica inspirou muitos pintores e é o conceito básico de muitas óperas e canções.
Pigmalião e Galatéia
O mito de Pigmalião e Galatéia é muito popular até hoje. Pigmalião, um famoso escultor, se apaixona por sua própria criação e deseja dar vida à sua estátua. Esse conceito simples e imaginário é realmente a base para uma compreensão psicológica do comportamento e do desejo masculino. Esse belo mito é considerado a representação da necessidade masculina de dominar uma certa mulher e inanimar suas idéias em uma criatura viva feminina.
Rei Midas e seu toque de ouro
O mito do rei Midas é um mito sobre a tragédia da avareza e narra o que acontece quando a verdadeira felicidade não é reconhecida. Midas desejou que tudo o que tocasse se transformasse em ouro. No entanto, ele não pensara que esse desejo não fosse realmente uma bênção, mas uma maldição. A frase “o toque de Midas” vem desse mito e é usada para dizer que alguém tem uma boa fortuna.
Apolo e Daphne
Este mito encantador fala sobre o amor platônico do deus Apolo pela bela ninfa Daphne. Dizem que Daphne foi o primeiro amor de Apolo, mas infelizmente a garota nunca respondeu ao seu amor. Ela rezou para ser transformada em uma árvore, para que Deus não pudesse seduzi-la. De fato, ela foi transformada em um loureiro. Desde então, Apolo não esqueceu o amor perdido e transformou o louro em sua planta sagrada. Note que Pitia, a sacerdotisa do oráculo de Delfos, mastigava folhas de louro para se comunicar com Apolo e dar suas profecias às pessoas.
Io e Zeus
Io era a linda princesa de Argos no Peloponeso, que foi seduzida pelo deus Zeus disfarçado em uma nuvem. No entanto, sua ciumenta esposa, Hera, aprendeu sobre esse relacionamento e transformou Io em uma vaca para mantê-la longe do marido. Io sofreria muitas desgraças até que finalmente se transformou em mulher e teve uma vida normal.
Eros e Psique
O mito de Eros e Psique é provavelmente uma das mais queridas histórias de amor da mitologia grega clássica. Eros era a personificação de um intenso desejo de amor. A psique, uma bela donzela, personifica a alma humana. De fato, ela é o símbolo da alma purificada por paixões e infortúnios e que, a partir de agora, está preparada para desfrutar a felicidade eterna.
Leto, mãe de Apolo e Ártemis
Leto, nos antigos mitos da Grécia, era a representação da maternidade. Como toda mãe, ela sofreu muito ao dar à luz seus filhos e depois protegê-los e criá-los da maneira correta. Leto sofreu muitos infortúnios por causa de seu relacionamento com Zeus, o que causou ciúmes de Hera e amaldiçoou Leto a não encontrar um lugar estável na Terra para dar à luz seus filhos. Foi assim que Delos surgiu, que se acreditava ser uma ilha flutuante. Leto deu à luz Artemis e Apolo lá e, desde então, Delos se tornou o local sagrado do deus Apolo
Arachne, a mulher-aranha
Arachne, seu nome que significa aranha em grego, era uma mulher bonita que tinha um grande talento em tecer. Todos ficaram impressionados com o trabalho dela e, um dia, Arachne incentivou que ela tivesse um talento maior do que a própria deusa Atena. Isso foi uma ofensa aos deuses, que foi um pecado muito sério e até mortal para os gregos antigos. É por isso que a deusa Atena a transformou em uma aranha para acenar por toda a sua vida.
Perseu e Andrômeda
O mito de Perseu e Andrômeda contém uma sabedoria muito profunda sobre as interações da energia masculina e feminina. Perseu é um dos maiores heróis da mitologia da Grécia. Ele era filho do poderoso Zeus e da mortal Danae. Ele é mais conhecido como o matador da Górgona Medusa, um monstro assustador e como o salvador da princesa etíope Andrômeda.
Adonis e Afrodite
Adonis era a divindade das plantas e do renascimento. Ele é conhecido como um deus que sempre foi jovem, aquele que viveria e morreria apenas para renascer novamente. O culto de Adonis é composto por mulheres, como é evidente a partir dos restos de 2.600 anos encontrados na ilha de Lesvos. As mulheres atenienses plantaram os "jardins de Adonis", onde as sementes ganham vida e depois morrem para renascer alguns meses depois.
Phaethon e a carruagem do sol
De acordo com os mitos antigos, o Sol era colocado em uma carruagem e todos os dias Deus Hélios dirigia a carruagem por todo o céu. É assim que o Sol se levanta e se põe. Phaethon era o filho do deus Helios que secretamente levou a carruagem um dia para conduzi-la. No entanto, como ele era jovem e inexperiente, ele perdeu o controle dos cavalos e foi morto.
Asclépio, o deus da medicina
Asclépio era originalmente um mortal e mais tarde se tornou o deus da medicina e da cura, de acordo com os antigos gregos. O mito de Asclépio está ligado às origens da ciência médica e das artes de curar. Seu culto era particularmente popular em toda a Grécia e pessoas de todos os países do Mediterrâneo costumavam ir a seus templos, chamados Asclepieion, para serem curados. Restos desses templos podem ser vistos até hoje. Sua história é bastante interessante e é realmente uma história de punição.
Europa, madrinha de todo um continente
Esse mito é sobre uma garota bonita que foi abduzida e depois seduzida por Zeus, o chefe dos deuses gregos. Esse conceito é bastante comum na mitologia grega. O notável é que essa garota se tornou rainha de Creta e deu seu nome a todo o continente da Europa. Sua história é particularmente popular desde os tempos antigos e foi retratada em muitas peças antigas de cerâmica e moedas.
Pandora, a primeira mulher na Terra
A história de Pandora ganhou destaque em "Teogonia", o poema épico de Hesíodo, escrito por volta de 800 aC. O mito remonta aos primeiros séculos da humanidade, logo após a Titanomaquia, a Grande Guerra entre os Titãs e os Olimpianos. É a história de uma mulher que abriu a caixa onde todos os males do mundo estavam guardados no interior e, assim, ela lançou todas as travessuras para os humanos.
Cadmus, o fundador de Tebas
Cadmus é conhecido como o fundador e o primeiro rei de Tebas, uma cidade poderosa nos tempos antigos, perto de Atenas. Ele também é conhecido como o homem que trouxe o alfabeto escrito dos fenícios para os gregos e através dos gregos para o mundo inteiro. Segundo a mitologia, sua vida foi longa e aventureira. Tudo começou quando sua irmã Europa foi seqüestrada por Zeus, o chefe dos deuses. Foi quando ele deixou seu país para procurá-la. Embora ele provavelmente não a encontrasse no final, o Destino havia planejado uma ótima vida para ele.
O mito trágico de Niobe
O conto trágico de Niobe é um dos mitos gregos mais memoráveis, pois a história de Niobe apresenta um exemplo impressionante das consequências de hybris, um termo grego definido como arrogância ou orgulho excessivo. Este mito era popular na literatura antiga, poesia e arte. Portanto, não é surpresa que a lenda de Niobe apareça em uma de nossas melhores e mais antigas fontes de mitos gregos, a Ilíada de Homero.
Idas e Marpessa
A história de Idas e Marpessa é um mito do amor. Esses dois personagens provaram que o amor e a devoção eterna não podem ser conquistados por espada, poder, beleza ou glória. Marpessa era uma jovem donzela que em algum momento de sua vida se viu na necessidade de escolher o marido entre um mortal e um deus. Qual foi a decisão dela?
Danaides
O mito de Danaides é a história de cinquenta mulheres que cometeram um ato horrível: guiadas pelo pai, todas mataram os maridos na noite de núpcias! Esse grande massacre foi inacreditável, mesmo para os sangrentos mitos gregos antigos. Era um crime que pessoas e deuses puniriam. De fato, os Danaides foram punidos por isso após a morte com um tormento horrível e eterno.
Deucalião e Pirra
A história de Deucalião e Pirra se assemelha muito à história bíblica da Arca de Noé. Esta é a versão dos gregos antigos na tentativa de purificar o velho mundo dos pecados e dar origem a uma nova raça humana. O incrível é a semelhança entre as duas histórias, pois ambas usam uma inundação desastrosa para tornar a humanidade extinta. As poucas pessoas que são salvas da enchente conseguiram fazê-lo em um barco e, muitos dias após a chuva parar, conseguiram pisar em terra.