O Mar Morto é um dos locais mais procurados pelos turistas que visitam o Oriente Médio e é a segunda atração mais famosa da Jordânia, depois de Petra.
Situado entre a Jordânia e Jerusalém, o Mar Morto está a 392 metros abaixo do nível do mar. Apesar de ser conhecido como Mar Morto ou Dead Sea, ele na verdade não é mar, mas sim um lago que é 10 vezes mais salgado do que as águas dos oceanos, ele recebe esse nome devido a ausência de vida nas suas águas.
A quantidade de sal e minerais presentes no Mar Morto fazem deste local um ambiente propício para tratamentos naturais e produção de cosméticos. A nossa geração é fascinada pelos cuidados com a pele e isso pode ser confirmado pela quantidade e variedade de produtos encontrados nas prateleiras das farmácias e supermercados. Mas nada melhor do que ter acesso a produtos naturais com matéria-prima de alta qualidade. E onde fica o Mar Morto nesse contexto? As empresas e grandes indústrias investem massivamente na “milagrosa” água do mar morto, pela rica quantidade de sais minerais.
Ricas em cálcio, magnésio, manganês, boro e sódio, a água do mar morto pode prometer e quem sabe até cumprir milagres. O cálcio é um aliado direto da restauração e do clareamento natural da pele, evitando desidratação e protegendo a pele dos efeitos da exposição excessiva ao frio ou sol e dos tratamentos cosméticos agressivos. Já o Boro atua nas lesões como a Acne, o magnésio reforça o sistema imunológico da pele, o manganês tem benefícios antioxidantes e o sódio melhora o metabolismo das células.
De fato, os benefícios do Mar Morto e dos sais minerais são incríveis, sendo eficazes nos tratamentos de doenças reumáticas e doenças de pele, e aliados no rejuvenescimento. A lama do Mar Morto por exemplo, possui um grande poder de limpeza, purificação e hidratação da pele. Não é a toa que todos os viajantes que passam pelo Mar Morto tomam um banho de “lama” para dar aquele “up” na cútis.
Hoje você pode encontrar no mercado diversos produtos com matéria-prima made in Dead Sea, como cremes anti-idade, máscara facial, máscaras capilares e muito mais. Mas é importante saber a procedência dos produtos, para não cair no golpe da propaganda enganosa.
A minha dica é, se você está planejando suas férias e quer relaxar, dá um pulinho na Jordânia, se hospeda nas proximidades do Mar Morto e desfrute de um verdadeiro SPA feito pela natureza e da maravilhosa argila do mar morto. Ah e não vá embora sem antes fazer compras de produtos autênticos disponíveis em qualquer cidade da Jordânia e claro conhecer outras atrações espetaculares do país como a capital Amman, Petra, Jerash e Wadi Rum