A histórica Torre Hassan

Onde fica?
A Torre Hassan fica localizada na Boulevard Mohamed Lyazidi na cidade de Rabat. Aproveite a visita ao local para também conhecer o Mausoléu de Mohamed V localizado nas proximidades da Torre Hassan.

Sua história
No século XII, o sultão Yacoub El Mansour queria construir ali a maior mesquita do Mundo, mas os trabalhos pararam em 1199, quando ele morreu. A torre no projeto original era para ter 80 metros, mas ficou ao final com 44 metros. O restante da mesquita também foi deixado incompleto e é possível apreciar algumas paredes e 200 colunas que foram apenas iniciadas. O lugar foi escolhido para abrigar o túmulo de Mohammed V (rei do Marrocos), uma obra-prima da arte marroquina.

 
Você Sabia?
Ao invés de escadas, a Torre Hassan teria rampas, permitindo, assim, ao muezzin (um homem que chama muçulmanos para a oração do minarete de uma mesquita), subir a cavalo até seu topo para fazer o chamado.

Por que você precisa conhecer?
A torre, feita de arenito vermelho, os restos da mesquita e o Mausoléu de Mohammed V, formam um importante complexo histórico e turístico em Rabat, sendo os principais pontos de interesse da cidade e considerados grandes atrações monumentais do país tanto para os turistas quanto cidadãos locais. 

Inscreva-se para receber nossas novidades por e-mail
Pacotes Sugeridos
1. Período de construção: de 1184, até 1199
 
2. O seu estado: Inacabada
 
3. A sua condição: Muito bem preservado
 
4. O seu Estilo arquitetônico: Almóada
 
5. A altura dele: 44 m
 
6. A sua localização: Marrocos, Rabat

 

 

Informações gerais

 

A Torre de Hassan ou Torre de Haçane, está também conhecida em árabe de صومعة حسان “Sawmaat hassan”. Ela é uma parte da mesquita Hassan, foi construída no século XII, para ser um minarete de grandes dimensões.

 

 

Onde fica?

 

A Torre Hassan fica localizada na Boulevard Mohamed Lyazidi em Rabat, a capital de Marrocos, e nas suas proximidades, fica o Mausoléu de Mohamed V.

 

 

Sua história

 

No século XII, o sultão almóada Abu Iúçufe Iacube Almançor, que é  referido como Almançor, queria construir ali a maior mesquita do Mundo, como uma parte de grande projeito, para transformar a cidade de Rabat pela cidade mais poderosa no mundo e no símbolo do "seu poder e da sua fé", mas os trabalhos pararam em 1199, quando ele morreu. A torre era para ter 80 metros, mas ficou com 44. Ele foi construído em arenito vermelho O restante da mesquita também foi deixado incompleto e é possível apreciar algumas paredes e 200 colunas que foram apenas iniciadas. O lugar foi escolhido para abrigar o túmulo de Mohammed V (rei do Marrocos), uma obra-prima da arte marroquina.
O sultão almóada Abu Iúçufe Iacube Almançor criou outras grandes obras em Rabat além da mesquita, e desenvolveu em muitas áreas principalmente a militar. Ele terminou a construção da Casbá dos Udaias iniciada pelo seu avô Abde Almumine.

 

 

A descrição da torre

 

A torre é uma das grandes obras da arquitetura almóada e considerada também um dos melhores exemplos da arquitetura islâmica ocidental. A sua grandesa e tamanho não tem egual em Marrocos nesta época. O estilo arquitetonico dela parece muito com outros dois famosos minerates, que foram construídos durante o reinado de Lacube Almançor, são a Giralda de Sevilha e a Cutubia de Marraquexe. Os três minaretes foram projetados pelo cientista sevilhano Jabir ibn Aflah (Geber).

 

 

Você Sabia?

 

A torre, feita de arenito vermelho, e os restos da mesquita e do Mausoléu de Mohammed V, formam um importante complexo histórico e turístico em Rabat. Ao invés de escadas, a torre teria rampas, permitindo, assim, ao muezzin, subir a cavalo até seu topo para fazer a chamada para a oração.
 
A mesquita Hassan pretendia ser a maior do mundo, a seguir às de Grande Mesquita de Meca e à Grande Mesquita de Samarra, no Iraque.
 

 

Se você está planejando para viajar pelo Marrocos, aqui são alguns artigos para matar qualquer dúvida:

 

 

A deslumbrante Ouarzazate

Fez - A cidade da Porta Azul

A cidade de Moulay Idriss

Cidade de Tetouan

Taroudant

Tudo sobre Essaouira

Merzouga no Saara

Informações Gerais sobre o Marrocos

Casablanca e suas atrações turísticas

Marrakech - A cidade vermelha

Pontos turísticos em Rabat

Conheça Fez

As Atrações de Tânger

Meknés e suas atrações

Tudo sobre Agadir

Saidia - A pérola azul do Marrocos