Tradições Marroquinas
Ao viajar para o exterior, se você reservar um tempo para pesquisar e aprender sobre as tradições locais, você verá uma janela sobre o que molda um lugar e sua cultura. Às vezes, essas tradições locais assumem a forma de alimentos específicos preparados de maneiras específicas. Outras vezes, podem ser uma certa forma de vestimenta, festivais comunitários, rotinas do dia-a-dia e música. Tudo isso pode parecer exótico para os visitantes. Mas para os habitantes locais, essas tradições típicas podem parecer um tanto modestas ou algo de que eles se orgulham. Aqui estão algumas coisas que você deve saber sobre algumas das tradições mais típicas do Marrocos que você pode esperar encontrar em sua viagem.
Chá de hortelã marroquino: a bebida nacional
No Marrocos, algumas das tradições mais saborosas são facilmente acessíveis aos visitantes. Como outras culturas ao redor do Mediterrâneo e, na verdade, em todo o mundo, o que se come e bebe é fundamental para o tecido social.
Leia mais sobre: Informações acerca de Marrocos
Beber chá de menta é uma bebida apreciada em todo o país. A preparação e o consumo do chá desempenham um papel importante na estrutura da vida social marroquina. Servir chá de menta em residências, cafés e pequenos negócios faz parte da hospitalidade local. Independentemente de onde você se encontre esperando por sua xícara de chá refrescante, seu anfitrião ou servidor provavelmente sairá da cozinha carregando uma bandeja adornada com um bule de prata de bico longo e vários copos pequenos. Observe cuidadosamente enquanto o chá é servido a pelo menos trinta centímetros acima do pequeno copo para criar uma fina camada de espuma na superfície.
Uma nota rápida: muitas vezes pensa-se que quanto mais alto o derramamento e quanto mais espuma é criada, mais "honrado" o convidado fica. É claro que esse showmanship também permite que a pessoa que está servindo o chá demonstre ainda mais generosidade e hospitalidade!
A versão de chá mais consumida no Marrocos é feita com chá verde preparado com folhas de hortelã colhidas localmente e vários torrões de açúcar. Variações regionais também existem. Por exemplo, o chá no norte geralmente tem um sabor mais doce, enquanto algumas áreas do país adicionam pinhões ou sálvia. Esta é talvez a tradição mais típica do Marrocos que você experimentará.
Leia mais sobre: Razões para conhecer o Marrocos
Cuscuz marroquino: o prato nacional
A culinária nacional ajuda a definir a identidade cultural em quase todos os países, e o Marrocos não é exceção com seu buquê de sabores mediterrâneos. O almoço é tradicionalmente a maior refeição do dia (exceto durante o Ramadã), geralmente ocorrendo do meio-dia às 15h00. ou então, muitas vezes seguido por uma soneca. Se você optar por tomar seu tempo e desfrutar de uma refeição sentada, espere ficar um pouco e saborear vários pratos. O cuscuz é o prato principal tradicional, geralmente preparado para comer após a oração da sexta-feira. O cuscuz costuma ser cozido com vegetais, nozes e temperos e servido com carne, como cordeiro assado ou frango cozido com limão e azeitonas.
Para não ficar para trás… Marrocos também é conhecido por seus tajines. Um tajine é um guisado de sabor rico, cozido lentamente em uma panela de barro, de onde vem seu nome. Existem inúmeras variedades de tajine. Um tajine típico é preparado com carnes, vegetais e molho, aromatizado com uma combinação de especiarias marroquinas. Normalmente, você pode encontrar uma versão vegetariana deste prato em todo o país, em qualquer dia da semana.
Música Tradicional de Marrocos
Existem algumas formas históricas de música no Marrocos. Embora a música “Chabbi” (literalmente “popular”) seja a mais ouvida em táxis, aeroportos e outros lugares em que você possa sintonizar os sons locais, há músicas mais culturalmente interessantes que existem há gerações. Das canções folclóricas Amazigh encontradas nas montanhas, aos Gnawa importados do vasto Saara, música andulsi da península ibérica e canções de transe sufi, a música tradicional do Marrocos é vasta e variada. Mesmo que você não entenda todas as letras, é seguro dizer que há algo para todos!
Das tradições típicas do Marrocos que você vai ouvir, você também vai ouvir o chamado para a oração gritado (às vezes cantado) cinco vezes por dia nas mesquitas. Dito isto, o chamado marroquino à oração não é geralmente considerado “o mais bonito” de se ouvir, musicalmente falando. Isso geralmente pertence aos sírios, que geralmente têm uma chamada muito melódica para a oração.
Embora você possa ter certeza de ouvir o chamado para a oração mais do que algumas vezes ao longo de sua jornada, geralmente você terá que encontrar um festival ou concerto local para ouvir música tradicional ao vivo. Alguns locais que amam as tradições podem ter algumas músicas baixadas ou em CD.
Vestido Típico de Marrocos
Conforme você se move pelo país, você descobrirá que a maneira de se vestir muda consideravelmente. Esta é uma daquelas tradições típicas em Marrocos que é verdadeiramente inevitável, muitas vezes fascinante. Você verá que as pessoas costumam se vestir "no estilo ocidental", principalmente nas grandes cidades. Jeans, camisetas, vestidos, são todos muito comuns de se ver.
Leia mais sobre: Natal e Ano Novo em Marrocos
Igualmente comuns são as vestimentas mais tradicionais. Você encontrará djellabas em quase todos os lugares, para homens e mulheres. Estas são túnicas longas com um capuz que pode ser puxado. Geralmente são feitos de lã e bastante pesados para proteger da chuva e do frio nas montanhas. Nas regiões mais quentes, eles serão feitos de algodão leve ou, hoje em dia, de poliéster, e mais para proteção contra o sol.
No norte, você verá muitas pessoas usando um chapéu de sheshia - este é um chapéu de aba larga feito de junco trançado e geralmente decorado com pompons coloridos. As mulheres dentro e ao redor de Chefchaouen, em particular, são conhecidas por usar chapéus sheshia ao lado de roupas listradas coloridas dobradas ao redor de seus corpos.
Se você for convidado para um casamento marroquino ou outro evento ou festa mais formal, provavelmente verá versões de um kaftan marroquino, que é um vestido tradicional para mulheres. Existem muitas variações regionais neste vestido em diferentes cores e cortes. Para casamentos locais, não é incomum uma mulher ter sete vestidos de noiva para a festa de casamento!
Leia mais sobre: Lendas Marroquinas
É claro que, no Saara, os homens ainda usam as famosas vestes azuis do povo nômade do deserto.
Outras tradições em Marrocos
Para os turistas, visitar um hammam parece exótico; para os marroquinos, tomar banho em um hammam é uma tradição secular. Semelhante a uma experiência de spa, a esfrega e a limpeza que ocorrem deixa a pele esfoliada e rejuvenescida. Muitos hotéis de luxo oferecem hammams elegantes e completos. No entanto, se você deseja uma experiência autêntica e mais rústica, peça à equipe do seu hotel para recomendar um hammam de bairro frequentado por habitantes locais.
Leia mais sobre: História do Marrocos
As medinas labirínticas do país apresentam tradição em cada esquina. Mesmo quando os turistas abundam em força total, os locais superam os visitantes nos becos históricos. Tanto os moradores quanto os visitantes se envolvem na tradição de longa data de pechinchar com os comerciantes sobre qualquer compra, desde utensílios domésticos básicos até novos artesanatos. Os souks exibem uma variedade de roupas artesanais que podem ser apreciadas quando você viajar para Marrocos, muitas das quais ainda são feitas usando métodos tradicionais que datam de várias gerações. E já que as compras abrem o apetite, nunca estás longe de um café que oferece uma refeição tradicional complementada por chá de menta!