Sign Up To Our Newsletter

Descubra o Templo de Artemis

 

Informações gerais sobre o Templo de Ártemis

O Templo de Ártemis foi um dos maiores templos antigos no mundo antigo. Ele foi uma das sete maravilhas do mundo antigo. Foi dedicado à deusa grega conhecida como Ártemis, deusa da caça e da lua, é também conhecido como o Templo de Diana. Há muitas pessoas que acham que é possível que um altar dedicado a Ártemis tenha sido colocado nesse ponto desde o século V AC. Esse templo foi construído no mesmo lugar que um antigo templo dedicado a deusa da abundância, que é chamada Cybele. Os Cários e o Lelegians, que habitavam a área antes dos Ionianos adoravam Cybele e chamavam ela de "a grande mãe". Os Ionians deram o nome a essa deusa de "Ártemis". O templo foi rodeado por muros e houve uma estátua da madeira dedicada a Ártemis colocada no meio. Quando o rei Lídio Creso invadiu a cidade, o templo foi completamente destruído por uma enchente, mas no século VII A.C., Creso reconstruiu o templo no mesmo lugar com pedra nova e o decorou com colunas.

 

- Localização

- Destruição e Construção

- Uso

- Estrutura

- Curiosidade

 

Onde fica o Templo de Ártemis 

O Templo está em uma faixa pantanosa perto de Éfeso, a 50 km da moderna cidade portuária de Izmir, na Turquia. No entanto, a fundação do templo remonta ao século VII. Ele fica localizado na cidade de Éfeso, Turquia e tem a sua construção datada no ano de 550 a.C.
 

Descubra o Templo de Artemis

 

Destruição e Reconstrução

No século IV aC, o templo parcialmente financiado por Croesus, foi destruído por um incêndio deliberadamente iniciado por um homem chamado Herostratus, que se tornou um dos incendiários mais infames da história, sua ambição era cometer os crimes e se tornar famoso e desejou que seu nome fosse imortal e não importava se fosse por bem ou por mal. Segundo o escritor grego Plutarco (c. 45-125 dC) em sua biografia de Alexandre, o Grande, o grande líder macedônio nasceu no mesmo dia em que o Templo de Ártemis desabou, por volta de 21 de julho de 356 AC (o sexto dia de Hecatombaeon). Por esta razão, Os Efésios costumavam dizer que Ártemis não conseguiu salvar templo dela porque estava muito ocupada e estava longe, no local onde Alexandre era dado à luz. Logo depois os Efésios começaram a reconstrução do templo do Ártemis de novo para ser mais lindo do que o primeiro templo.

Escavações, no entanto, revelaram que o templo helenístico era um pouco menor que seu antecessor, medindo 105 x 55 metros (344 x 180 pés) com colunas de 17,65 metros (58 pés) de altura. Além disso, a nova versão foi colocada em uma base mais alta para tornar o templo mais imponente. O arquiteto encarregado foi Quirócrates ou Deinócrates, de acordo com Vitrúvio. 

Em 334 A.C. Alexandre, o Grande visitou Éfeso para a primeira vez, depois da sua vitória numa guerra com os Persas. Ele ficou muito impressionado com o templo de Ártemis, ele organizou um desfile, a fim de prestar as honras à deusa Ártemis,e ele prometeu reconstruir o templo dela, mas os Efésios recusaram a oferta de Alexandre dizendo que não era justo para um deus construir um templo para outro. Durante a era romana, Nero pilhou o templo e depois, os Góticos o destruíram.

 

Mas afinal para qual fim ele era usado?

O templo era usado tanto para fins religiosos quanto para mercado, devido às oferendas que eram deixadas pelos mercadores no Templo. O local teve grande importância para a sociedade da época e hoje em dia é uma atração histórica importante, recebendo turistas do mundo inteiro.

 

Como era a sua estrutura?

O Templo na sua origem tinha 138 metros de comprimento, 72 metros de largura, 20 metros de altura e a obra ainda possuía 127 torres de mármore. Há inúmeras imagens na internet que relatam como poderia ter sido o original Templo de Ártemis.

 

Você Sabia ?

O Templo de Ártemis - Templo de Diana, é considerado uma das 7 maravilhas do mundo antigo.