A bandeira da Turquia
Fatos/Curiosidades Sobre a Bandeira da Turquia
De onde vêm a estrela e o crescente?
A estrela e o crescente eram inicialmente um símbolo do Império Otomano. Mesmo assim, ele não começou a se acostumar até a última metade do século XVIII. Até a segunda metade do século 18, a bandeira passou por muitas mudanças.
Por um lado, nem sempre foi vermelha. No século 14, a bandeira era branca. No século 15, era vermelho, mas não ficou assim. A certa altura, eram três crescentes brancos sobre fundo verde.
Os três crescentes foram pensados para simbolizar a influência do Islã nos três principais continentes.
Outros países que usam crescente e estrela
A Turquia não é o único país que usou ou está usando o crescente e a estrela em sua bandeira. No século 20, Argélia, Tunísia e Azerbaijão estavam usando os símbolos do crescente e da estrela em suas bandeiras. Eles ainda os usam até hoje.
A razão para isso pode estar enraizada no fato de todos serem estados sucessores do Império Otomano. Outros lugares que usam esses símbolos são Mauritânia e Paquistão.
Como a bandeira da Turquia é hoje?
A bandeira de hoje não é muito diferente da versão otomana da qual ela veio. As formas estrela e crescente são um pouco mais finas.
Eles também estão trabalhando em um sistema de dimensões diretas. Essas dimensões se tornaram lei em 1936 e ainda estão em vigor.
Batalha do Kosovo
Dizem que existem muitas lendas diferentes que influenciaram a aparência geral da bandeira. Uma dessas lendas deriva da Batalha do Kosovo.
Um pouco de informação de fundo; a Batalha de Kosovo ocorreu em 1448. Foi uma batalha entre Lazlar, um príncipe siberiano, e o sultão otomano Murad I. A batalha terminou em uma vitória para o Império Otomano.
Dizem que quando um dos comandantes olhava o campo de guerra, eles viram um reflexo da estrela e do crescente em uma poça de sangue. É aqui que a bandeira recebe sua impressionante cor vermelha.
Leia mais sobre: Tudo Sobre a Turquia
Símbolos do Islã?
Os símbolos estrela e crescente na bandeira são considerados representativos do Islã, mas suas origens remontam um pouco mais além disso.
Deusa Diana
Diana era a deusa da caça, animais selvagens, animais domésticos e é uma divindade da fertilidade que ajuda as mulheres na concepção e no parto. Pensa-se que os símbolos na bandeira a honrem de alguma forma.
A teoria dita que a cidade de Bizâncio (que acabaria por se tornar Istambul) escolheu esses símbolos para usar por causa de Diana.
Fundamentos da Bandeira
Existem alguns fundamentos associados à bandeira. Por um lado, se uma bandeira ficar velha ou rasgada, ela deverá ser retirada e substituída por uma nova. A bandeira não pode ser colocada ou pisada por qualquer motivo.
A bandeira deve ser içada nas escolas e outros prédios oficiais, não apenas nos feriados, mas também nos finais de semana. Nas manhãs de segunda-feira, os alunos se reúnem e saúdam a bandeira.
Orgulho
Cada edifício possui pelo menos uma bandeira no local. Os únicos edifícios onde sempre é erguido são o prédio do Parlamento e o mausoléu de Ataturk. No entanto, você pode vê-lo em quase todas as ruas do país.
Todos os uniformes militares turcos têm um adesivo de bandeira neles. Essas manchas são usadas no ombro direito ou na frente do uniforme.
Leia mais sobre: História da Turquia
A aparência da bandeira da Turquia
A bandeira da Turquia é representada por um fundo vermelho com uma lua crescente branca e uma estrela branca no lado direito dela.
É publicamente chamada por al sancak ou Albyrak que significam a bandeira vermelha e também Ayyildiz que significa (lua e estrela). Todas as paredes do estado tem pelo menos uma bandeira da Turquia, também os uniformes militares têm um bordado da bandeira turca na frente ou no ombro direito. Eles também usam nos eventos nacionais do país principalmente no dia da república.
As mudanças da bandeira da Turquia
No período que os Otomanos controlaram a Turquia, essa bandeira sofreu algumas pequenas modificações como em 1793 ela passou a ser verde depois em 1844 ela voltou a ser vermelha de novo, mas a bandeira atual foi escolhida para ser a bandeira da república da Turquia em 1936, depois a vitória dos grupos da resistência nacional com a liderança do Mustafá Kemal Ataturk na sua guerra militar contra a ocupação. Ataturk também assinou um acordo de paz com Inglaterra, França, Itália e Grécia, que confessaram que a Turquia era um país completamente independente com fronteiras combinadas e fixas, e desde esse tempo a bandeira da Turquia é o mesma.
O brasão de armas da Turquia parece muito com a bandeira dela, ele é oval, vermelho e tem uma lua crescente verticalmente e uma estrela branca cercados pelo nome oficial do país em turco (a língua falada na Turquia)
Leia mais sobre: Costumes da Turquia
As lendas Turcas sobre a bandeira
Há uma lenda sobre um fundador do império Otomano que sonhou com um qadi que é o juízo no Islam, uma lua crescente e uma estrela surgiram no peito dele e uma árvore cresceu até ela cobrir o mundo inteiro por isso ele decidiu que a lua vai ser o símbolo na bandeira da Turquia. Mais tarde, com a queda de Constantinopla às mãos do Sultão Maomé II, o Conquistador em 1453, foi visto no céu, uma lua e uma estrela, cumprindo assim, o sonho profético do Sultão. Também temos outras informações que são as mais credíveis de serem corretas, é que a bandeira foi escolhida em 29 de Maio de 1936, a lua é um símbolo dos muçulmanos como a cruz pelos cristãos, e a estrela é um símbolo do planeta vénus, e também ela foi escolhida pelo o povo Bizâncio Ártemis como um símbolo de deusa da caça, Diana, cujo símbolo era uma crescente, e o fundo vermelho é um símbolo do sangue dos turcos que foi perdido em todas as suas batalhas principalmente a guerra da independência Turca.