Templo de Hatshepsut
O Templo da Rainha Hatshepsut, também conhecido como o Djeser-Djeseru, é um templo mortuário do Antigo Egito situado na cidade de Luxor que foi planejado pelo arquiteto real Senenmut.. O templo foi construído para o faraó da Décima Oitava Dinastia - a rainha Hatshepsut, o templo dedicado a ela e ao deus Amon Rá está localizado ao pé das falésia de Deir el-Bahari. A escultura em relevo presente no templo, representa a história divina do nascimento da rainha faraó e também a expedição à Terra de Punt. Após a morte da rainha muito do que havia no templo foi destruído e ou vandalizado.
Quem foi Hathepsut?
Hatshepsut foi a segunda faraó feminina que governou o Egito, a primeira foi Sobekneferu. Hatsheosut assumiu o reinado do Egito em 1470 aC. Ela e sua irmã Nefrubity, eram filhas de Tutmose II e da sua esposa Ahmose. Tutmose era um rei guerreiro que lançou guerras de sucesso na Núbia e na Síria, expandindo o domínio do território egípcio.
Hatshepsut é distinguida na história por ser “um dos faraós” mais bem sucedidos do Egito Antigo. Ela também era uma mulher e é geralmente considerada uma das primeiras figuras históricas femininas cujas façanhas são conhecidas pelos historiadores modernos. Hatshepsut foi o quinto faraó da 18ª dinastia durante o Novo Império. As datas de seu reinado são debatidas pelos historiadores, mas acredita-se que ela tenha governado o Egito por 22 anos, de 1470 a 1458 aC.
O que significa Hatshepsut?
Hatshepsut que significa "principal das mulheres nobres" ou "primeira entre as mulheres nobres" (nome real, Ma'at-ka-re, traduzido como "espírito de harmonia")
Quando hatshepsut governou o egito como isso aconteceu?
Ela se tornou rainha do Egito quando se casou com seu meio-irmão, Thutmose II, quando tinha 12 anos. Sendo um faraó, Hatshepsut expandiu o comércio egípcio e estabeleceu projetos de construção promissores, o mais famoso foi o templo de Deir el-Bahri. Durante o seu reinado, Hatshepsut teve sucesso em restabelecer relações comerciais que haviam sido desbaratadas por uma ocupação estrangeira do povo hicso. É esse sucesso em questões econômicas que a levou a ser considerada uma governante tão bem-sucedida. Ela também construiu uma viagem marítima para explorar terras, um lugar localizado na costa nordeste da África, onde eles costumavam negociar com os habitantes trazendo de volta “maravilhas”.
A mais famosa dessas relações comerciais era com a terra de Punt, uma realização imortalizada nos relevos de seu templo mortuário. Como resultado dos esforços de Hatshepsut, o Egito desfrutou de um período de prosperidade econômica durante e após o seu governo. O número de projetos de construção realizados e a elevação do estilo arquitetônico durante seu governo são evidência da prosperidade econômica que o Egito desfrutou durante seu reinado, bem como seu desejo de imortalizar sua influência como governante do Egito.
Rainha Hatshepsut foi um grande faraó, explore sua herança através de um dos nossos Roteiros Egito!
Ela construiu centenas de edifícios em todo o Vale do Nilo e havia uma enorme quantidade de estátuas produzidas com a sua semelhança. De longe, o edifício mais famoso atribuído a Hatshepsut é seu templo mortuário, conhecido como Deir Al-Bahiri ou Templo de Hatshepsut. O design único de colunatas deste templo ainda é admirado pelos historiadores da arte como inigualável até a ascensão da Grécia Clássica.
A múmia de Hatshepsut
Em 2007, arqueólogos anunciaram que a múmia de Hatshepsut havia sido identificada na tumba de 60 KV no vale dos reis, uma tomografia computadorizada de um único dente na caixa com o nome de hatshepsut correspondia a uma cavidade dentária na mandíbula da múmia. A rainha Hatshepsut tinha cerca de 50 anos quando morreu, sofria de diabetes e usava esmalte preto e vermelho.
Onde fica o Templo de Hatshepsut?
O Templo da Rainha Hatshepsut fica localizado na margem oeste de Luxor, ao pé de um penhasco.
Como chegar ao Templo de Hatshepsut?
O acesso ao templo se dá através de vans, táxis, ônibus de turismo. Na dúvida vá com uma agência especializada com guia profissional, e desfrute do seu passeio.
Dicas valiosas para visitar o Templo de Hatshepsut
Use calçados confortáveis, leve água, se for verão não esqueça protetor solar e claro não deixe de registrar esse passeio maravilhoso, leve com você câmera ou celular, afinal não é todo dia que se visita um lugar mágico como este.
Não perca a chance de conhecer esta maravilha do Egito Antigo em um dos nosso Pacotes Egito