Sign Up To Our Newsletter

A história da bandeira do Egito

 

Um pouco de história

 

Assim como qualquer outro país, a bandeira do Egito passou por várias modificações ao longo do tempo, vamos conhecer mais sobre a história da bandeira nacional egípcia.

A história da bandeira do Egito

 

Dinastia de Muhammad Ali

 

Durante a dinastia de Muhammad Ali entre 1805 a 1923, o Egito era um Eyalet do Império Otomano. Devido a vitória do exército em três continentes, sugeriu-se utilizar 3 estrelas (representando os continentes) e a lua crescente. 

 

Na Revolução de 1919, a bandeira vermelha da época de Muhammad Ali e a bandeira verde foram usadas durante os protestos contra a ocupação britânica no país. A bandeira verde tinha uma lua crescente e uma cruz, representando as religiões predominantes no país.

 

A história da bandeira do Egito

 

Reino do Egito

 

Com o reconhecimento da independência do país em 1922, o rei Fouad, adotou uma nova bandeira para o Egito, verde com uma lua crescente e três estrelas brancas. As estrelas representavam os três territórios do Reino: Egito, Sudão e Núbia, e a cor verde refere-se à natureza do país.

 

Bandeira do Egito Significado

 

Durante a Revolução de 1952, os oficiais que colocaram um fim ao império do rei Farouk, atribuíram um significado simbólico para cada cor da bandeira, sendo: a cor vermelha simboliza o sangue do povo egípcio; a cor branca: representa o coração puro e a cor preta: a faixa preta se encontra abaixo da branca, simbolizando como os tempos difíceis podem ser superados.

 

A bandeira egípcia serviu de inspiração para outras nações árabes, muitos países usaram o mesmo esquema de três cores horizontais, como Iraque, Sudão, Iêmen e Síria. A diferença entre elas se dá a partir da inclusão de diferentes emblemas no centro da bandeira.

 

Mesmo com a nova bandeira sendo introduzida, eles mantiveram a bandeira do reino. 

 

A história da bandeira do Egito

 

República Árabe Unida

 

Em 1958, Gamal Abdel Nasser anunciou a criação da República Árabe Unida (UAR), que representava a união entre o Egito e a Síria. As nações adotaram uma bandeira com o mesmo padrão da bandeira da revolução, mas ao invés da águia, colocaram duas estrelas verdes no centro (simbolizando os dois países). Mesmo com o fim da UAR posteriormente em 1961, a Síria até os dias atuais, faz uso desta bandeira. 

 

Em 1972, o Egito formou a Federação das Repúblicas Árabes, incluindo desta vez a Líbia, a associação foi dissolvida em 1977.

 

A história da bandeira do Egito

 

Bandeira do Egito Atual

 

Foi somente em 1984 que a bandeira nacional da República Árabe do Egito passou a ser utilizada. A bandeira atual é composta por três faixas horizontais (vermelha, branca e preta). No centro, na faixa branca, há o símbolo da águia de Saladino. 

 

A história da bandeira do Egito

 

Curiosidade: Quando a bandeira egípcia é hasteada?

 

  • Todas as sextas-feiras, feriados ou qualquer ocasião especial;
  • No dia da revolução (23 de Julho) em todas as embaixadas egípcias ao redor do mundo, consulados, prédio aduaneiros e outros;
  • Em visita do presidente egípcio a qualquer outra nação;

     

Conheça mais sobre a Egito e sua história ao longo do tempo em uma viagem para o Egito.